O Dia Nacional da Matemática em 6 de maio promove o ensino e engajamento na disciplina.

Data homenageia o matemático carioca Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan
segunda-feira, 05 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira, 6, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Matemática. A celebração tem como principal objetivo incentivar a mobilização de professores e alunos para a realização de atividades educativas e culturais, tendo como elemento central a Matemática em suas diversas dimensões.

Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, um grande escritor, matemático e educador brasileiro. Durante o Dia da Matemática, uma variedade de atividades e eventos é realizada nas escolas brasileiras.

Isso inclui workshops, palestras, competições, exposições e concursos de charadas e quebra-cabeças matemáticos. Essas atividades não apenas celebram a Matemática, mas também incentivam a participação e o interesse dos estudantes, promovendo assim a educação matemática de maneira lúdica e dinâmica. 

Dados

A disciplina, muitas vezes vista como a vilã do currículo escolar, continua sendo um dos maiores desafios da educação brasileira: apenas 16,5% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental demonstram aprendizado adequado, índice que cai para 5,2% no Ensino Médio, segundo relatório “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia” do programa federal Todos Pela Educação. No cenário internacional, o Brasil ocupa a 65ª posição entre 81 países avaliados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como surgiu a data?

Em 1995, ano de comemoração do centenário de Malba Tahan, uma comissão formada por especialistas na vida e obra do matemático propuseram a criação do Dia da Matemática. Neste mesmo ano, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e pela Câmara Municipal de São Paulo a criação da data comemorativa, no Estado do Rio de Janeiro e no município de São Paulo.

Em 2004, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática. A iniciativa, no entanto, foi aprovada quase dez anos mais tarde, em 5 de junho de 2013, e decretado pela presidência da República no dia 26 de junho de 2013, por meio da lei 12.835.

Quem foi Malba Tahan

Júlio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Passou a usar o pseudônimo de Malba Tahan para conseguir editar os seus livros. Escreveu mais de 120 obras, dos quais 50 deles dedicados à Matemática, sendo o mais famoso intitulado "O homem que calculava", publicado em 1938.

Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor, acreditava que o ensino de Matemática poderia ser desafiador e envolvente. Ele ensinava Matemática por meio de atividades lúdicas e imaginativas. Usando personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos alunos.

A importância do Dia da Matemática

O Dia da Matemática serve como um lembrete da relevância dessa ciência em diversas áreas do conhecimento e da vida cotidiana. A matemática está presente em atividades tão variadas quanto a construção civil, a economia, a medicina e até mesmo nas artes. Celebrar essa data é uma forma de incentivar o interesse pela matemática, especialmente entre os jovens, que muitas vezes veem essa disciplina como difícil ou desinteressante. Através de atividades educativas, palestras e eventos, busca-se desmistificar a matemática e mostrar sua aplicabilidade e beleza.

Matemática na cultura popular

Além das atividades acadêmicas, o Dia da Matemática também é uma oportunidade para refletir sobre a presença da matemática na cultura popular. Filmes, músicas e livros frequentemente fazem referências a conceitos matemáticos, mostrando como essa ciência permeia a vida cotidiana. Por exemplo, filmes como “Uma mente brilhante” e “O jogo da imitação” retratam a vida de matemáticos famosos e suas contribuições para a sociedade. Essas representações ajudam a humanizar a matemática e a torná-la mais acessível ao público em geral.  

Reportagem da estagiária Laís Lima baseada em informações dos sites  Mundo Educação e Só Matemática. Supervisão de Henrique Amorim  

 

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