Número de motoristas dirigindo embriagados diminuiu no estado

Fiscalizações apertaram o cerco durante o verão
quarta-feira, 22 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Lei Seca encerrou no último fim de semana Operação Verão com uma boa notícia: a redução no índice de alcoolemia nas ruas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram fiscalizados durante a estação mais quente do ano, 11.114 motoristas somente nas ações realizadas nos horários de saída de praia ou em pontos turísticos, entre os dias 21 de dezembro e 20 de março. Neste período, 1.174 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito do álcool e tiveram suspensos o direito de dirigir (um percentual de 10,68 pontos).

Em relação ao verão de 2021, foi menor a taxa de motoristas positivados no bafômetro da Lei Seca. Em 2022, no mesmo período foram examinados 8.053 condutores e 1.203 reprovados no teste (14,94%). O resultado da Operação Verão foi apresentado na última terça-feira, 21, durante as homenagens pelos 14 anos de criação da Lei Seca. Uma missa foi celebrada na Igreja da Candelária, no centro do Rio, para comemorar a data e contou com a presença de mais de 400 pessoas.

O secretário de Estado de Governo, Chico Machado, ressaltou que o aumento de pessoas dirigindo sob a influência do álcool, verificado no momento após o fim da pandemia, começou a reduzir graças às campanhas de conscientização da Lei Seca.

"O verão de 2021 nos apresentou um dado muito elevado e que mereceu a adoção de vários mecanismos para reduzir o número. Um deles foi a adoção da fiscalização com motos, a ampliação do quadro de fiscais e a intensificação das  campanhas educativas", destacou o secretário.

Na Operação Verão deste ano, a Lei Seca atuou com o auxílio de drones e montou fiscalização diurnas nos principais acessos às áreas de praias da capital, na Região Metropolitana e do interior do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, inclusive, foi um dos municípios fluminenses, que recebeu sucessivas blitzes da Lei Seca, principalmente nos fins de semana.

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: