Número de motoristas dirigindo embriagados diminuiu no estado

Fiscalizações apertaram o cerco durante o verão
quarta-feira, 22 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Lei Seca encerrou no último fim de semana Operação Verão com uma boa notícia: a redução no índice de alcoolemia nas ruas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram fiscalizados durante a estação mais quente do ano, 11.114 motoristas somente nas ações realizadas nos horários de saída de praia ou em pontos turísticos, entre os dias 21 de dezembro e 20 de março. Neste período, 1.174 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito do álcool e tiveram suspensos o direito de dirigir (um percentual de 10,68 pontos).

Em relação ao verão de 2021, foi menor a taxa de motoristas positivados no bafômetro da Lei Seca. Em 2022, no mesmo período foram examinados 8.053 condutores e 1.203 reprovados no teste (14,94%). O resultado da Operação Verão foi apresentado na última terça-feira, 21, durante as homenagens pelos 14 anos de criação da Lei Seca. Uma missa foi celebrada na Igreja da Candelária, no centro do Rio, para comemorar a data e contou com a presença de mais de 400 pessoas.

O secretário de Estado de Governo, Chico Machado, ressaltou que o aumento de pessoas dirigindo sob a influência do álcool, verificado no momento após o fim da pandemia, começou a reduzir graças às campanhas de conscientização da Lei Seca.

"O verão de 2021 nos apresentou um dado muito elevado e que mereceu a adoção de vários mecanismos para reduzir o número. Um deles foi a adoção da fiscalização com motos, a ampliação do quadro de fiscais e a intensificação das  campanhas educativas", destacou o secretário.

Na Operação Verão deste ano, a Lei Seca atuou com o auxílio de drones e montou fiscalização diurnas nos principais acessos às áreas de praias da capital, na Região Metropolitana e do interior do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, inclusive, foi um dos municípios fluminenses, que recebeu sucessivas blitzes da Lei Seca, principalmente nos fins de semana.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: