A cada encontro, debate e ação, o sonho de tornar Nova Friburgo a Capital brasileira do Basquetebol avança para se tornar realidade em breve. Na última semana, uma reunião foi promovida em uma das salas do ginásio poliesportivo Frederico Sichel, do Sesi, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, ajustou mais alguns pontos, dando andamento à implantação do projeto.
Participaram do evento Carlos Fontenele, representando a Confederação Brasileira de Basquete; Diego Jeleilate (diretor técnico da CBB) e Daniel Riente, presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro, além do empresário Tony Ventura, um dos principais entusiastas do projeto, o professor de educação física Felipe Souza Tinoco e algumas engenheiras da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), entidade que administra o Sesi.
Logo após o encontro, o grupo fez uma visita ao Nova Friburgo Country Clube, para conhecer as instalações e condições técnicas do ginásio e da academia. Existe a possibilidade de o projeto utilizar as dependências do clube até que o ginásio Frederico Sichel tenha todas as obras de adaptações e reformas concluídas.
A parceria entre o Sesi e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para viabilizar o projeto que promete transformar Nova Friburgo na cidade do basquete no Brasil foi firmada em dezembro, durante evento no auditório do Senai Espaço da Moda. Estiveram presentes autoridades como o prefeito Johnny Maycon; o diretor regional do Senai e diretor superintendente do Sesi, Alexandre dos Reis; a presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte e principal articuladora entre as instituições, Márcia Carestiato; o secretário geral da CBB, Carlos Roberto Fontenelle; e o presidente da Federação de Basketball do Rio de Janeiro (Fberj), Daniel Riente. Grandes nomes do esporte também marcaram presença, como Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego, falecido recentemente, e desportistas de Nova Friburgo.
A Casa do Basquete será montada no ginásio Frederico Sichel, que passará por obras de adequação para comportar os treinos e competições de grande porte, além de projetos sociais na área de esporte e saúde. O novo prédio da Firjan será construído no mesmo terreno do ginásio. De acordo com a proposta, além de funcionar como centro de treinamento, o espaço também terá condições de receber competições.
O investimento Sesi-CBB será realizado a partir da captação de recursos para projetos nas leis de incentivo municipais, estadual e federal de esporte. A previsão do início da obra é para o segundo semestre deste ano, e de um ano e meio para a realização da obra. Com isso, a expectativa é que o primeiro jogo no novo ginásio aconteça no segundo semestre de 2023.
Deixe o seu comentário