Novo decreto permite restaurantes abertos até 23h; bares fecham às 20h

Entidades do comércio são favoráveis às mudanças na bandeira vermelha: extensão do horário das lojas pode evitar aglomerações nas compras de Natal
segunda-feira, 07 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A calçada da Avenida Alberto Braune lotada na pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)
A calçada da Avenida Alberto Braune lotada na pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA na edição do último fim de semana, desta segunda-feira, 7, até o próximo domingo, 13, considerando o expressivo aumento no número de novos casos de Covid-19 e na taxa média de ocupação dos leitos destinados ao tratamento desses pacientes, as atividades produtivas em Nova Friburgo obedecem às normas instituídas para a bandeira vermelha. Conforme o decreto 819, publicado no Diário Oficial eletrônico do município na última sexta-feira, 4, o funcionamento dos setores dentro do sistema que regula a retomada gradual da economia na cidade sofreu alterações.

Neste cenário, as principais entidades representativas do comércio e das indústrias friburguenses - Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) se mostraram surpresos com a adoção da bandeira vermelha, no entanto, se posicionaram favoravelmente ao que impõe o novo decreto municipal.

CDL e Sincomércio aprovam ampliação do horário

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, informou que apresentou ao prefeito ponderações dos empresários sobre a necessidade de se estender o horário do comércio na bandeira vermelha, com o objetivo de evitar aglomerações nas lojas. “Mostramos ao prefeito que, se o comércio abrisse em período reduzido, o número de consumidores nas ruas e nas lojas durante o expediente iria aumentar muito. É mais prudente que o atendimento aos consumidores aconteça de maneira diluída, evidentemente seguindo as regras sanitárias em vigor”, defendeu Braulio.

Ele lembrou ainda que a convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, já prevê ampliação do horário de funcionamentos das lojas até 20h desde o último dia 1º ao próximo sábado, 12, em razão do movimento de vendas para o Natal. Ele reiterou que a CDL e o Sincomércio vêm orientando as empresas a redobrar os cuidados neste momento de maior propagação do coronavírus e de crescimento de casos confirmados de Covid-19 na cidade.

“Insistimos para que as empresas façam higienização extra dos ambientes de trabalho, impeçam aglomerações, não deixem funcionários e clientes sem máscaras nas lojas, ofereçam álcool em gel para todos. Observamos que o comércio de Nova Friburgo tem respeitado essas medidas”, comentou o presidente da CDL e do Sincomércio.

Acianf também é a favor

O presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, também se mostrou surpreso quanto à adoção da bandeira vermelha esta semana, mas acredita que medidas mais restritivas sejam necessárias para que a curva de contágio da doença possa ser achatada na cidade. “A modificação dos critérios e a determinação da bandeira vermelha nos pegou de surpresa, uma vez que a tendência seria a implantação da bandeira laranja em Nova Friburgo. De qualquer maneira, acreditamos que a extensão do horário de abertura do comércio evitará aglomerações, o que é uma medida preventiva benéfica para a diminuição da propagação do vírus”, afirmou Cordeiro. 

Ele ainda completou: “Teremos, portanto, um resultado positivo, num momento de extrema importância para o comércio, que é o Natal, onde uma grande demanda de pessoas estará indo às compras. Por outro lado, outros segmentos terão restrições maiores. Esperamos que isso seja passageiro, mas entendemos que a população de modo geral, deve estar mais atenta quanto aos cuidados necessários. A maior necessidade agora é que o poder público tome providências para ampliar o número de leitos do Hospital Raul Sertã de modo a suportar a segunda onda de casos de Covid-19 em nossa cidade”, finalizou o presidente da Acianf.

Como fica em bandeira vermelha

O decreto 820, publicado na segunda-feira, 7, no Diário Oficial eletrônico da prefeitura, traz uma nova mudança.  A abertura de restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres pode se dar com 30% da capacidade e distância mínima de 1,5 metro entre os clientes, bares das 7h às 20h e restaurantes, das 7h às 23h. Após esses horários, somente na modalidade delivery ou retirada do produto embalado.

Pelo novo decreto, a prefeitura ratificou a suspensão do funcionamento de casas de festas e salões sociais e proibiu novamente música ao vivo em bares e restaurantes por 15 dias. Outra mudança importante foi a separação de bares e restaurantes. Até então, eles eram tratados no mesmo artigo dos decretos (bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres).

A partir de agora, os segmentos foram divididos em “estabelecimentos que possuam como atividade econômica principal de restaurante com fornecimento de refeições aos clientes sentados em cadeiras e/ou bancos nas mesas” e “bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres”. Em bandeira vermelha, o primeiro pode funcionar das 7h às 23h com capacidade reduzida a 30%, enquanto o segundo terá de fechar as portas às 20h.

Confira o que está valendo em cada um dos estágios:

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra