Novo decreto autoriza a volta da visitação a internos de abrigos

Regras incluem agendamento prévio, local arejado, duração e horários pré-estabelecidos e pouco contato físico
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Laje já pode voltar a receber visitas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Laje já pode voltar a receber visitas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo publicou no Diário Oficial Eletrônico do Município o decreto municipal 1.222, que “atualiza e consolida as regras para visitação nas instituições de longa permanência de idosos e casas de acolhimento”. De acordo com o documento, fica autorizada a visitação de familiares e amigos dos internos nestas instituições. Todos deverão, no entanto, cumprir uma série de normas sanitárias para, de fato, poderem voltar a receber visitantes. O decreto já está em vigor. 

Ao todo, são 12 regramentos para as instituições, entre eles: providenciar local arejado e adequado para a realização da visita, preferencialmente ao ar livre; garantia de boa ventilação dos ambientes, de preferência natural; visitas pré-agendadas, com o número mínimo necessário para a realização, além de duração e horários das visitas pré-estabelecidos; restringir o contato físico; restringir o quantitativo de pessoas por idoso/acolhido e por dia de visitação. 

Entre os motivos que embasaram a decisão, a prefeitura considera que o distanciamento social determinado pela pandemia nas instituições de longa permanência de idosos e casas de acolhimento vem agravando, em alguns casos, a saúde mental e física de idosos e acolhidos, diante da ausência da convivência familiar e comunitária, portanto, havendo necessidade de se retomar a visitação desde que sejam observados alguns cuidados. 

Também foi levada em consideração a nota técnica enviada pelo Governo do Estado no último dia 13 com orientações para prevenção e controle de infecções pela Covid-19 a serem adotadas nas instituições de longa permanência para idosos e instituições para pessoas com deficiência no Estado do Rio de Janeiro.

O decreto, no entanto, destaca que permanece vedada a visitação de pessoas que apresentarem sinais e sintomas de síndrome gripal. Além disso, o visitante deverá estar com o esquema vacinal contra Covid-19 completo há pelo menos 14 dias. 

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: coronavírus