A novela sem fim do transporte público em Nova Friburgo

Confira a entrevista com o diretor da Faol, Alexandre Colonese
sexta-feira, 22 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Alexandre Colonese (Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
Alexandre Colonese (Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Marcada para a última terça-feira, 19, a licitação para concessão do serviço público de transporte de passageiros por ônibus, em Nova Friburgo, não aconteceu. Como nenhuma empresa compareceu para concorrer ao processo na modalidade concorrência pública, a licitação foi considerada deserta. 

A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) que atualmente opera a concessão no município, também não apresentou proposta. Portanto, a novela do transporte público do município, em vez de um desfecho, como se esperava, ganhou mais um capítulo e, pelo jeito, está longe do fim. 

Diante do desinteresse de empresas pelo processo que prevê a concessão do serviço por dez anos, prorrogáveis por igual período, pelo valor de R$ 650.142.382,00, a prefeitura terá, mais uma vez, que recorrer à Justiça para celebrar com a Faol um novo contrato emergencial. O que permitirá à empresa continuar prestando o serviço até que seja realizada uma nova licitação. O atual contrato — emergencial —, firmado entre a prefeitura e a Faol, com intermediação da Justiça, vence em fevereiro de 2024.

Sobre o assunto, o diretor da Faol, Alexandre Colonese, concedeu entrevista para esclarecer a posição da empresa em relação ao serviço que presta à população e qual a sua expectativa para o próximo ano. 

Por que a empresa Faol não participou da licitação na última terça-feira? 

A Faol não participou por não ter todas as certidões necessárias.

Como avalia o desinteresse de demais empresas de ônibus do Estado do Rio ou de estados vizinhos, participarem deste certame?  

Na minha opinião o desinteresse se deu porque a remuneração não é atrativa.

A prefeitura remarcou a licitação do transporte público para o dia 23 de janeiro. Qual a validade do atual contrato emergencial?

O contrato emergencial venceu em 30 de setembro deste ano, mas através de uma liminar ficou prorrogado até 30 de janeiro de 2024.

Recentemente a Faol anunciou que o edital, elaborado pela prefeitura, teria uma série de inconsistências, que, na visão da empresa, comprometeriam a qualidade do serviço prestado aos usuários, como por exemplo, a redução do trajeto de algumas linhas. Quais são essas inconsistências?

Diminuir e deixar de atender algumas localidades:

  • Linha 03 Vale dos Pinheiros — sentido bairro: passando pelo Parque São Clemente. Não vai passar pelas ruas Francisco Miele, Zélia Santos Cortes (Vila Amélia), Salusse, Hormindo da Silva (Sesi e Fábrica Filó), Bonsucesso, Souza Cardoso, Sebastião Antônio Teixeira (Lagoinha), Estrada Granja Spinelli, Rua Praça Izabel. Sentido Centro: Praça Izabel, ruas Souza Cardoso, Manoel Antônio Ventura, Arnaldo Bittencourt, General Osório, Aristão Pinto.
  • 04 Cordoeira — que antes era atendida pela linha Vale dos Pinheiros x Cordoeira, agora será atendida pela linha 02 Perissê.
  • 05 Catarcione — sentido bairro: atenderá apenas a parte de baixo do bairro, não passará mais pela Rua  Romualdo Machado. Sentido centro: passará via Braunes
  • 06 Braunes — passa a ser atendido pela linha 05 Catarcione. Sentido centro: deixará de passar nas ruas Ana Roseli, Diana, Manuel Antunes Nogueira e Doutor Barcelos. Sentido bairro: sem alteração.
  • 09 Alto de Olaria — atende somente Alto de Olaria via Rua São Paulo, não vai mais passar pelo loteamento Barroso: Rua Júlio Antônio Thurler; Primeiro de Maio; Praça Presidente Getúlio Vargas; São Roque; Cândido Pardal; Guaporé; Francisco Nicolau, Uruguaiana, Afonso Mariano Azevedo e Clarindo Carestiato.
  • 12 Alto de Olaria x Jardim dos Reis — Sentido Jardim dos Reis: não vai subir mais para o bairro, deixando de passar na Rua Salvador da Rosa Canto; Hélio Silva Canto, Travessa Conceição de Jesus, indo somente até Nova Suíça e retornando via Braunes. Sentido Centro: deixará de passar pela Travessa Conceição de Jesus; Salvador da Rosa Canto.
  • 25 Olaria x São Jorge — Terá seu itinerário encurtado, deixando de atender 60% do bairro, não passando pela Rua Evangelista Manoel da Silva.
  • 30 Amparo via Jardim do Éden — Sentido bairro: deixará de passar pela Rua Duque de Caxias; avenidas. Comte Bitencourt, José Ruiz Boléia e Euterpe Friburguense; RJ-150 até o Vale do Paraíso). Sentido centro: RJ-150, passando pela entrada do loteamento Jacina, Unimed, Orfanato, Botafoguinho e Vale do Paraíso), Rua Izelino Maduro (Colégio Júlio Salusse); Nossa Senhora do Amparo; Eugênio Gaiser; Anchieta; Ponte Henrique Zamith; Rui Barbosa; Rua Sete de Setembro.
  • 36 Amparo via Barroso — Sentido bairro: deixará de passar pela Rua Duque de Caxias e avenidas Comte Bitencourt, José Ruiz Boleia; Euterpe Friburguense; RJ-150, Izelino Maduro (Colégio Júlio Salusse); entrada do Jacina, Unimed, Orfanato, Botafoguinho e Vale do Paraíso. Sentido centro: RJ-150, (entrada do Jacina, Unimed, Orfanato, Botafoguinho e Vale do Paraíso), Izelino Maduro (Colégio Júlio Salusse); Eugênio Gaiser; Anchieta; Ponte Henrique Zamith; Rui Barbosa; Rua Sete de Setembro.
  • 34 Toledo — Ambos os sentidos: não atenderá a Praça da Furunfa, deixando de passar na Rua Colômbia, Arthur da Silva Franco, Doutor Castro Rebello, Alberto Porto Sá Silveira e Albatroz.
  • 58 Campo do Coelho — Não atenderá a localidade de Saibreira, Rua José Stutz Pereira.
  • 201 Conselheiro x Riograndina/Maringá — deixará de ir ao Centro. Deixará de atender a Avenida dos Ferroviários e no bairro deixará de ir à Rua Arapiranga e Rua Canastra, próximo à capela mortuária.

Linhas que já no início deixarão de ir ao Centro direto:

  • Alto Catete / Bairro Novo / Parque das Flores / Furnas / Belmont / Santo André/Granja Mimosa / Jardim Marajói / Maringá / Alto do Mozer / Lot. Folly / Santa Luzia / Benfica / Alto dos Micheis/Janela das Andorinhas. 

Linhas que deixarão de ir ao Centro na rede futura:

  • São Cristóvão / Rui Sanglard / Jardinlândia / Cardinot / Santa Bernadete / Nova Esperança / Rio Grande de Cima / Toledo / Jardim dos Reis / Hospital do Câncer / Alto Schuenck/Fazenda Velha / Vargem Alta / Boa Esperança / Bocaina dos Blaudt / Macaé de Cima / Rio Bonito / Alto Vieiras / Pilões / Fazenda Rio Grande / Barracão dos Mendes / Salinas.

Linhas extintas:

  • Nova Suíça x Centro / Vale Paraíso.

Pontos de transbordo: 

  • Conselheiro — Praça de Conselheiro: Ponto simples, sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • Olaria — Praça de Olaria: Ponto simples, sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • Lumiar — Praça de Lumiar: Ponto simples, sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • Boa Ventura — Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Adail da Cruz: sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão
  • RJ-130 — Conquista: Ponto simples, comércio no local, sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • RJ-130 — Queijaria Escola: Ponto simples, comércio no local, sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • RJ- 142 — Estrada de Stucky: Ponto sem cobertura. Sem nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • RJ-142 — Entrada de Macaé de Cima: Ponto sem cobertura. Nenhum suporte para comportar usuários para aguardar segunda conexão.
  • Terminal Norte — Duas Pedras: Ponto bom. Aguardar adaptações.
  • Terminal Sul — Ponte da Saudade: Ponto bom. Aguardar adaptações.

Quais as suas expectativas para o próximo ano?

Minhas expectativas são para que cheguemos a um acordo, caso a Faol seja a vencedora do certame.

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