Nova lei cria o Dia de Combate aos Maus-tratos de Animais Silvestres

Data será celebrada no estado do Rio em 28 de abril
quinta-feira, 20 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Estado do Rio de Janeiro conta agora com um dia dedicado ao combate aos maus-tratos de animais silvestres. A lei 10.426/2024, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada na edição desta terça-feira, 18, do Diário Oficial do Rio. Com isso, fica instituído no calendário de datas comemorativas o 28 de abril como Dia Estadual de Combate aos Maus-tratos de Animais Silvestres.

“Os maus-tratos, na maioria das vezes, são causados não só pelo comércio ilegal, mas pela desinformação das pessoas, por quererem criar animais em condições que não são adequadas para eles. A inclusão da data no calendário estadual, junto com ações educativas, vão ajudar a preservar e cuidar melhor das espécies”, afirma o deputado estadual Rosenverg Reis.

O estado do Rio de Janeiro teve 252 casos de crueldade e maus-tratos contra animais em 2022, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). As principais vítimas nos registros de ocorrência foram os cachorros (174), gatos (47) e aves (23). E, dentre os agressores, destacam-se os próprios tutores, responsáveis por 68,7% dos casos.

Em caso de maus-tratos, a denúncia pode ser feita no telefone 190 da Polícia Militar ou no telefone (21) 2334-7634, do Comando de Polícia Ambiental (CPAm). Também é possível registrar a ocorrência em qualquer delegacia legal da Polícia Civil no estado e no serviço Linha Verde, do Disque-Denúncia (0300-253-1177) de forma anônima.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: