Nova Friburgo terá ações de prevenção durante o Novembro Azul

Iniciativa da Associação dos Doentes Crônicos inclui campanhas para promover diagnóstico precoce e sensibilização da população sobre a doença
quinta-feira, 03 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Com a constatação que 16 milhões de brasileiros têm diabetes (doença caracterizada por anormalidades nos níveis de glicose no sangue) e com gastos relacionados com o tratamento que chegam a cifra de US$ 42,9 bilhões de dólares, em 2021, no país (dados do último atlas da Federação internacional de Diabetes), a Associação dos Doentes Crônicos do Brasil realiza, durante este mês, campanhas de detecção precoce da glicemia para prevenir demais complicações do diabetes e internações, além de chamar a atenção da população de Nova Friburgo sobre a gravidade da doença.

Nesta sexta-feira, 4, a atividade acontece das 9h às 12h, na Clínica Amor Saúde, no bairro Olaria. A iniciativa inclui: aferição de glicemia e de pressão arterial, orientação e educação em diabetes para todos, que passarem pela clínica, que fica na Avenida Júlio Antônio Thurler, 70. A equipe contará com dois auxiliares de enfermagem e dois técnicos de som e imagem. A ideia é atender mais de 250 pessoas com a ação. 

Já no dia 21 de dezembro, a Associação dos Doentes Crônicos do Brasil promoverá aferição de glicemia e de pressão arterial, orientação e educação em diabetes, com a inclusão de uma palestra sobre diabetes e tecnologia, na Academia Inspirar Fitness Medicina e Saúde, na Rua Romão Aguilera Campos, 1.042, no bairro Cônego, das 9h às 12h e das 18h às 20h.

Segundo Márcia de Jesus, presidente da Associação dos Doentes Crônicos do Brasil, a entidade está alinhada com o tema da Federação Internacional de Diabetes, “Educar para Proteger o Futuro”. A ideia é fazer um pré-rastreio das pessoas com relação ao diabetes como também levar conhecimento e orientação sobre esta doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros. Com as alterações de glicemia e ou de pressão arterial, indicaremos os locais de atendimento para que possam passar pelos médicos e tenham o acompanhamento adequado”, destaca Márcia. 

Mais informações no instagram.com/adcbra_, www.facebook.com/deolhonadiabetes ou entre em contato pelo WhatsApp: (22) 99855-2427.

Sobre a Associação dos Doentes Crônicos do Brasil

A ADCB atua como entidade representativa dos direitos e interesses de toda a população com diabetes de Nova Friburgo e região. Hoje a instituição tem vários projetos para atender a população com diabetes em Nova Friburgo e região.

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. 

A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: