Nova Friburgo já tem três casos suspeitos de coronavírus

Pacientes - um homem e duas mulheres - têm 60, 62 e 65 anos e são moradores do Centro, Bela Vista e Fazenda Bela Vista. Dois estão em isolamento domiciliar e um está internado
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Após o anúncio do primeiro caso suspeito de coronavírus em Nova Friburgo na última quinta-feira, 27, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta sexta-feira, 28, mais dois casos suspeitos da doença. De acordo com o boletim atualizado obtido com exclusividade por A VOZ DA SERRA e divulgado ainda na manhã desta sexta-feira em nosso site, os três casos suspeitos foram notificados entre os últimos dias 26 e 27.

Dois dos pacientes foram atendidos na rede privada de saúde do município e um na rede pública. Eles têm 60, 62 e 65 anos, sendo um homem e duas mulheres, residentes dos bairros Centro, Bela Vista e Fazenda Bela Vista, no Alto das Braunes. Dois encontram-se em isolamento domiciliar e um está internado no Hospital Municipal Raul Sertã devido a apresentar comorbidade, quando há a associação de mais doenças que surgem simultaneamente.

Dos três casos suspeitos, um homem e uma mulher estavam no mesmo cruzeiro com destino à Argentina, que também tinha diversos turistas da Itália, país com o maior número de casos confirmados da doença na Europa. Já a outra paciente chegou recentemente de uma viagem à Alemanha.

De acordo com o médico infectologista Luiz Felipe Braune Tarrago, os idosos são mais suscetíveis ao contágio do coronavírus: “Os pacientes com idade acima de 60 anos têm um risco maior por conta da imunidade mais baixa. Alguns pacientes têm outras doenças que comprometem o sistema imunológico, como diabetes e hipertensão descontrolada, o que aumenta o risco de letalidade. Mas é importante dizer que não há necessidade de pânico entre a população porque esses casos ainda não foram confirmados e a manifestação do coronavírus é semelhante a vários outros tipos de infecção viral”, disse Luiz Felipe.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que a conduta adotada com os pacientes está em conformidade com o protocolo sugerido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria estadual de Saúde. O material coletado dos pacientes já foi enviado para análise em um laboratório de referência e aguarda a conclusão dos resultados, que não tem previsão para serem divulgados devido ao aumento do número de casos suspeito em todo o Estado do Rio.

Primeiro caso suspeito

A Prefeitura de Nova Friburgo emitiu uma nota oficial na manhã da última quinta-feira, 27, confirmando que foi notificado no dia anterior, o primeiro caso suspeito do novo coronavírus pelo Hospital Unimed Nova Friburgo. Trata-se da paciente que realizou um cruzeiro com destino à Argentina no dia 16 deste mês e retornou ao Brasil esta semana.

Ainda de acordo com a nota emitida pela prefeitura na ocasião, o hospital confirmou que a paciente passa bem, sem agravo do quadro, recebeu alta na quinta-feira, além de todas as orientações de precaução de contato e está em quarentena em casa, sendo monitorada. Ainda segundo a prefeitura, no atendimento à paciente foram adotadas todas as medidas preventivas para transmissão do vírus por gotículas, coletadas amostras e realizados testes para vírus respiratórios comuns.

17 casos suspeitos no Estado

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira, 28, que 17 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus (COVID-19) estão sendo monitorados. Os pacientes são dos municípios do Rio de Janeiro (8), Niterói (3 + uma notificação), Maricá (1), Nova Friburgo (1), Resende (1), Macaé (1), Nova Iguaçu (1). Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem para países com circulação ativa do vírus. Cabe ressaltar que os três casos suspeitos da doença em Nova Friburgo ainda não constam na listagem oficial do Governo do Estado.

“Eles (Secretaria estadual de Saúde) disseram que estão atualizando esses dados diariamente. Mas já tivemos uma resposta que esses casos estão devidamente notificados e, inclusive, estão priorizando o resultado desse nosso paciente que está mais grave, em função do estado de saúde dele”, esclareceu Fabíola Braz Penna, subsecretária de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo.

Plano de contingência

No mês passado, a Secretaria estadual de Saúde elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar um possível surto de coronavírus no Estado do Rio, que é capaz de provocar epidemias e pode evoluir a pandemias. Para proteger o cidadão fluminense do COVID-19, a Secretaria estadual de Saúde definiu objetivos estratégicos, a fim de evitar a disseminação do vírus entre uma população sem imunidade para este subtipo viral.

O plano emergencial tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Ficou decidido que a Secretaria estadual de Saúde vai apoiar em caráter complementar os gestores municipais no combate a um possível surto de Coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade. Com isso, foi iniciada a preparação do plano de contingência em funcionamento no Nível Zero. Os demais níveis de acionamento (um, dois e três) são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde. Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

O terceiro item abordado no tópico sobre os objetivos estratégicos do plano aponta para a comunicação do problema: informações sobre os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação e as perigosas fake news.

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: coronavírus