Nossos heróis sem capa tiveram seu dia nesta quinta

"Nós temos um dos melhores serviços disponíveis para a população de Nova Friburgo", diz comandante Alecrim
sexta-feira, 03 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)

Eles arriscam suas vidas pelas nossas, são a linha de frente em desastres naturais, são os primeiros a socorrer vítimas de acidentes, animais, se lançam em meio a fogo, chuva, desabamento. Nada mais justo do que ter um dia dedicado a homenagear estes profissionais. Na última quinta-feira, 2, foi comemorado o Dia do Bombeiro.

É a história de quem abre mão de momentos importantes como uma ceia de Natal, um feriado, um fim de semana em família para que outras famílias possam confraternizar em segurança. É a história de quem insiste em pedir que a população fique em casa se protegendo de um vírus que pode ser mortal, mas que está na linha de frente no combate à doença e outras enfermidades que continuam a existir. A VOZ DA SERRA rende homenagens aos bravos homens e mulheres que integram o 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo.

Há quem os chame de anjos da guarda, de salvadores ou até mesmo de heróis. São heróis que não usam capas e nem precisam. No momento mais emblemático da cidade, eles estavam lá. Em 2011, os bombeiros enfrentaram lama, correntezas, árvores caídas, ruas destruídas, prédios e casas prestes a desabar e ia retirando um a um sobreviventes da maior tragédia climática do país. Coube aos bombeiros uma das missões mais cruéis: resgatar àqueles que, infelizmente, já haviam perdido suas vidas, mas que para ter uma honrosa despedida, era preciso retirar dos escombros e dar um alento às famílias.

Em janeiro deste ano, A VOZ DA SERRA, fez uma entrevista com o Comandante do 6º GBM, Tenente-Coronel Thiago Alecrim, há cerca de um ano e meio a frente da corporação que conta com quase 300 militares. Durante esta entrevista, o comandante fez questão de frisar o quão satisfeito está por comandar a unidade friburguense. Em quase uma hora de conversa, o tenente-coronel apresentou dados de ocorrências, explicações sobre como condições climáticas influenciam na atuação dos bombeiros, deu dicas para se precaver em casos de chuva forte, cabeça d’água, entre outros. Também apresentou parte da frota de veículos, bem como oficiais da unidade e diversos equipamentos utilizados nas ocorrências.

Ao ser perguntado se a corporação está preparada para atender a toda população, Alecrim foi pontual. “Com certeza. É uma felicidade imensa comandar uma das melhores unidades da corporação e digo isso sem falsa modéstia. Ao entrar no quartel é possível observar todos os prêmios estaduais e nacionais que os militares daqui alcançaram ao longo dos anos. Nós temos um dos melhores serviços disponíveis para a população de Nova Friburgo.”

Esta semana, o comandante voltou a destacar o 6º GBM e o papel de grande importância em âmbito estadual. “O grupamento é composto por valorosos militares, cujo trabalho de excelência rendeu diversos títulos como a melhor unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.”

“Em 2019 foram realizados 4.623 atendimentos, representando um crescimento de 11% em comparação ao ano de 2018. Infelizmente, grande parte dos atendimento está associada a acidentes de veículos e a incêndios florestais. No ano de 2019 foram contabilizados 872 acionamentos para combate a incêndios florestais, sendo empenhada, inclusive, uma aeronave para melhor resposta aos eventos”, listou o comandante.

Segundo Alecrim, o coronavírus trouxe um novo desafio para a corporação e pediu para que a população respeite as normas de restrição e de prevenção ao vírus. “Reiteramos a necessidade de respeito aos dispositivos legais que vedam a realização de queimadas. Os meses de inverno apresentam como característica uma queda na umidade relativa do ar e um incremento estatístico das doenças respiratórias. Neste momento, a degradação da qualidade do ar, consequência inexorável das queimadas, pode trazer consequências ainda piores, sujeitando pessoas inocentes, obrigadas a procurar unidades hospitalares, em razão de alergias ou outras doenças respiratórias, provocadas ou agravadas pela fumaça das queimadas, a maiores riscos de contaminação. Respeite o meio ambiente e respeite o próximo. E não se esqueçam: Vocês podem sempre contar com o Corpo de Bombeiros! Podemos contar com vocês?”, perguntou o comandante.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

É uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e com comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto de lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que ficar em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: