Nesta quinta-feira, 3, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data também é conhecida como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência e tem como principal objetivo informar e alertar a população sobre todos os assuntos relacionados as deficiência física e mental. Em Nova Friburgo, no entanto, as reclamações são constantes entre os que têm dificuldade para se locomover pelas ruas da cidade. A falta de um planejamento para acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente física, tem frustrado muitos friburguenses.
É um problema crônico no município e que, de acordo com os relatos de quem necessita de uma atenção especial, tem sido cada vez mais constante a falta de uma política para melhorar a infraestrutura e permitir que cadeirantes, deficientes visuais, entre outros, possam circular com segurança.
Mário Santos, 74 anos, teve a perna esquerda amputada após um acidente e anda com auxílio de uma prótese. Além dela, Mário também se locomove com ajuda de duas muletas, para dar mais sustentação ao corpo. Segundo ele, se as ruas da cidade fossem mais conservadas e as rampas de acessibilidade estivessem em bom estado e instalado nos locais corretos, não teria a necessidade de utilizar as muletas.
“Eu poderia andar sem elas, mas a qualquer desequilíbrio que tiver, para me levantar vai ser difícil. Independentemente disso, existem outros lugares que precisam de atenção para que as pessoas possam se locomover. As ruas são esburacadas, a distância do meio fio para o chão é muito alta e não me sinto seguro”, disse o aposentado.
Outro ponto importante deste dia é conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a economia e a cultura. Segundo informou a Organização Mundial das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial têm algum tipo de deficiência. A principal ideia desta data é refletir (e por em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.
Durante a campanha eleitoral, o então candidato a prefeito Johnny Maycon, ao versar sobre o tema durante a sabatina de A VOZ DA SERRA, disse que vai implementar ações de acessibilidade através do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.
“Desenvolveremos um projeto para a padronização das calçadas. Garantiremos a acessibilidade em ruas, calçadas e locais públicos, de acordo com a legislação vigente. Promoveremos a inclusão do aluno com necessidades especiais, garantindo a acessibilidade e aprendizado conforme suas demandas”, prometeu.
O agora prefeito eleito também prometeu intensificar a fiscalização que fará investimentos para garantir os direitos básicos de pessoas com necessidades especiais. “Fiscalizaremos de forma efetiva todos os estabelecimentos para verificar o cumprimento das leis relativas à acessibilidade e tomaremos todas as medidas que forem necessárias para assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais. Na nossa gestão, daremos o máximo de atenção e faremos todos os investimentos que forem necessários para garantir que as pessoas com necessidades especiais recebam os devidos cuidados”, garantiu.
Deixe o seu comentário