Neste domingo, um Dia dos Pais especial, após 2 anos de distanciamento

Ideia da data no país foi escolhida para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Neste domingo, um Dia dos Pais especial, após 2 anos de distanciamento

Existem duas versões sobre a origem da criação do Dia dos Pais, festejado sempre no segundo domingo do mês de agosto. Considerando a origem nos Estados Unidos, a versão mais plausível é de 1909, quando uma jovem de Washington, chamada Sonora Louise Smart Dodd, teve uma ideia ao escutar uma mensagem em homenagem ao Dia das Mães, celebrado desde 1908 no país.

Sonora decidiu então criar uma data para homenagear e mostrar o orgulho que sentia de seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Muito dedicado, o ex-combatente teve a tarefa de criar os seis filhos sozinho, após perder a esposa em seu último parto.

A garota escolheu o dia 19 de junho, data de nascimento de seu pai, e enviou uma petição às autoridades e igrejas locais, onde a Associação Ministerial de Spokane apoiou a ideia, comemorando o primeiro Dia dos Pais, em 19 de junho de 1910. A escolha do símbolo do evento foi uma rosa, sendo as vermelhas para dedicar aos pais vivos, e as brancas, aos falecidos. 

O gesto simples fez com que virasse tradição e se espalhasse rapidamente pelo estado de Washington e também pelo restante do país, porém, o dia só foi reconhecido em 1966, e oficializado seis anos depois, em 1972, pelo então presidente Richard Nixon, para ser comemorado anualmente no terceiro domingo de junho.

No entanto, há uma versão bem mais antiga. Segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de 4 mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai. 

“Dia do Papai” no Brasil

Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal e da rádio do grupo O Globo, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas no país.

Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto, em acordo com o Dia das Mães que é comemorado no segundo domingo de maio. Mas há também quem diga que o motivo principal seria para que a celebração ocorresse sempre aos domingos, quando a maioria dos pais estão de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: