Mutirão nesta semana para coleta de DNA de familiares de desaparecidos

A Secretaria estadual de Polícia Civil (Sepol) está promovendo mais uma Semana de Mobilização para Identificação de Pessoas Desaparecidas.
terça-feira, 27 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Secretaria estadual de Polícia Civil (Sepol) está promovendo mais uma  Semana de Mobilização para Identificação de Pessoas Desaparecidas. A campanha teve início na segunda-feira, 26, em 11 postos regionais de Polícia Técnico-Científica do Estado do Rio de Janeiro (PRPTCs) que estão coletando material genético de familiares de desaparecidos para posterior cruzamento no banco de perfis genéticos. O PRPTC mais próximo de Nova Friburgo que está participando do mutirão é o de Teresópolis, que funciona na Avenida Alberto Torres, 569, no bairro do Alto. A coleta vai até a próxima sexta-feira, 30, das 9h às 17h. 

A Semana de Mobilização é um mutirão liderado nacionalmente pelo Ministério de Justiça e Segurança Publica (MJSP) e, no Estado do Rio de Janeiro é conduzido pela Polícia Civil por meio do Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica (DGPTC) e da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

O objetivo da campanha é cruzar as amostras coletadas dos familiares com dados genéticos de pessoas encontradas vivas ou falecidas, e que estão com identidade desconhecida nos bancos. Os perfis serão inseridos no banco estadual, que está integrado ao nacional. A busca é automática e incessante.

Podem doar pais, filhos ou irmãos biológicos do desaparecido. É preciso levar documento de identificação com foto, além do número do registro de ocorrência do desaparecimento. Caso não haja, o familiar será encaminhado para uma delegacia de polícia para a realização.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: