2024 registrou um grande número de mortes, das quais A VOZ DA SERRA destacou algumas dessas tristes perdas que receberam manifestações de pesar de vários setores e pessoas de nossa sociedade. Aqui, publicamos uma lista reduzida de pessoas que nos deixaram este ano.
-
Jesuíno Olívio da Cunha, cardiologista, em 18 de janeiro, aos 93 anos, no Hospital São Lucas.
-
João Carlos Thuler, empresário, sócio da Silthur Construtora, em 2 de abril, aos 70 anos, de câncer.
-
Daniela Santi, atriz, diretora e professora de teatro, em 21 de abril. Formada em Artes Cênicas, tinha uma sólida carreira, construída ao longo de 45 anos. Profissional ativa na vida cultural do município, Dani atuava em diversas frentes em defesa do que considerava justo e necessário lutar. Uma de suas causas mais recentes foi pela reabertura do Centro de Arte — do qual foi diretora entre 1986 e 1988 —, espaço tradicional da cultura local, fechado há mais 10 anos.
-
Saudade Braga, médica e ex-prefeita de Nova Friburgo, em 8 de maio, aos 75 anos. Mãe do deputado federal Glauber Braga, deixa dois filhos e dois netos. Foi vereadora entre 1992 e 1996, e a primeira prefeita mulher de Nova Friburgo, por dois mandatos seguidos, entre 2001 e 2008.
-
Dirceu Badini Martins, oftalmologista, em 24 de maio, aos 89 anos. Foi professor de clínica oftalmológica no curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Teresópolis, por 15 anos. Durante décadas assinou coluna de crônicas em A VOZ DA SERRA. Em 2007 tornou-se membro efetivo da Academia Friburguense de Letras.
-
Maria da Conceição Tavares, economista, em 8 de junho, aos 94 anos, em Nova Friburgo. Foi professora titular da Unicamp (SP), professora emérita da UFRJ e deputada federal pelo Rio de Janeiro, de 1995 a 1999.
-
Dário Salomão, empresário, em 24 de julho, aos 88 anos. Foi um cidadão dedicado ao desenvolvimento da cidade como membro de entidades representativas, como Acianf, CDL e Rotary Club.
-
José Aucar, empresário, em 9 de agosto. Membro da Acianf, presidiu a entidade no biênio 1987-1989, onde desenvolveu importantes causas sociais.
-
Salvador da Rosa Canto Jr., empresário, em 30 de agosto, aos 62 anos. Formado em administração e direito, integrou a diretoria da empresa friburguense de transporte público Faol. Tinha como hobby a fotografia, arte para a qual legou um acervo com mais de 90 telas.
-
Richard Ihns, engenheiro, em 24 de outubro, aos 97 anos. Ex-gerente da Fábrica de Rendas Arp, foi membro ativo de ações sociais no Rotary Club e ex-diretor da Acianf. Ihns dedicou grande parte de sua trajetória ao serviço comunitário e ao desenvolvimento da indústria friburguense. Era engenheiro civil, com formação também em engenharia industrial mecânica, pela Escola Nacional de Engenharia (RJ), e em Direito. Foi professor e esportista, com destaque para o remo, pelo qual conquistou vários campeonatos. Em Nova Friburgo, foi um dos responsáveis pelas Olimpíadas dos Industriários, promovendo o esporte e a integração entre as fábricas da região.
-
Lúcio Flavo Gomes da Silva, ex-funcionário do Executivo e Legislativo, em 15 de novembro, aos 80 anos, vítima de infarto. Durante anos assinou coluna em A VOZ DA SERRA, na qual abordava questões relativas à administração do município. Em 2021, lançou o livro “Causos ao Acaso”, sobre fatos e personagens da sociedade friburguense.
-
José Luiz de Souza Ramos, médico gastroenterologista, em 19 de novembro, aos 86 anos. Foi um dos sócios fundadores da Unimed Serrana-RJ, em 1975, “contribuindo ativamente para a construção e consolidação da cooperativa médica. Ocupou cargos como Conselheiro Fiscal e Auditor, sempre guiado por ética, compromisso e espírito cooperativista”.
-
Pedro Cavalcanti, cineasta, em 26 de novembro, aos 78 anos. Carioca, mantinha forte relação com Nova Friburgo, onde costumava passar longas temporadas no distrito de São Pedro da Serra. Era viúvo de Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, com quem fundou, há 18 anos, o tradicional Festival de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine), evento pioneiro que reuniu mais de 700 produções cinematográficas de mais de 50 países. O casal também desenvolveu em Nova Friburgo o projeto ambiental “Jardins de Altitude da Mata Atlântica”, promovendo ações de estímulo à preservação da bromélia “Alcantarea imperialis”, endêmica da Serra dos Órgãos.
-
Beto Meyer, jornalista, em 14 de dezembro, aos 58 anos. Escritor e conhecido apresentador de TV, em Nova Friburgo, Beto foi vítima de infarto.
Deixe o seu comentário