MPEs empregaram mais de 128 mil no estado em 2022

Levantamento do Sebrae Rio reforça a importância dos pequenos negócios para retomada econômica fluminense
quarta-feira, 22 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

As micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado do Rio de Janeiro foram responsáveis por mais de 128 mil empregos com carteira assinada no ano passado. As MPEs foram responsáveis ainda por 66% dos empregos formais no Rio de Janeiro, colocando o estado na terceira posição no ranking da criação de vagas de emprego no Brasil. O Rio ficou atrás apenas de São Paulo (que gerou 431 mil vagas) e Minas Gerais (159 mil oportunidades em MPEs). Já as médias e grandes empresas absorveram 34% das demais vagas. A constatação é de um  levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Governo Federal.  

“Em 2021, pelo menos 88% das vagas formais criadas no estado foram pelos pequenos negócios. Ao longo de 2022, mesmo em um ano desafiador para toda a economia nacional, os empreendedores permaneceram sustentando o mercado de trabalho, movimentando o poder de consumo, o que reforça a importância das micro e pequenas empresas para a retomada do crescimento da atividade econômica”, sustenta Antônio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio. 

Os setores de Serviços, Comércio e Construção Civil criaram 89% dos empregos formais no Estado do Rio de Janeiro. Todos os setores apresentaram saldo positivo de empregos. O setor de Serviços criou mais de 76,9 mil vagas, com destaque para restaurantes e similares (8,1 mil), serviços combinados de escritório e apoio administrativo (6 mil) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (3,8 mil). Já o comércio gerou mais de 18,5 mil postos de trabalho, com destaque para supermercados (2,4 mil) e minimercados, mercearias e armazéns (1,6 mil).  

O levantamento aponta ainda que 70% das oportunidades formais criadas pelos pequenos negócios dos municípios fluminenses estão localizadas no Rio de Janeiro (66,1 mil), Niterói (6,4 mil), Duque de Caxias (5,2 mil), São Gonçalo (4,1 mil), Macaé (3,9 mil) e Campos dos Goytacazes (3,1 mil).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: