Motos irregulares: Estado vai intensificar blitzes nos municípios do interior

Força-tarefa reúne equipes do Detran, Detro e polícias Civil e Militar
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Alexandre Simonini/Governo do Estado do Rio)
(Foto: Alexandre Simonini/Governo do Estado do Rio)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro voltou a apertar o cerco às motos irregulares que circulam pelas vias fluminenses sem placas, com documentos vencidos ou até mesmo sem possuí-los. Novas blitzes começaram a ser intensificadas no Grande Rio e em municípios da Baixada Fluminense. A próxima etapa da ação é estender a fiscalização aos municípios do interior. A fiscalização às motos reúne agentes do Detran e do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado), além de policiais civis e militares. Por dia, têm sido realizadas até oito fiscalizações pelo estado. Antes eram seis. 

As operações de fiscalização de motos irregulares têm registrado números bem expressivos, comprovando o êxito da medida. Desde o início das ações, em 18 de julho, já foram realizadas 36.494 mil abordagens, 25.736 autuações, 560 operações, 5.046 motos rebocadas e 230 CNHs recolhidas por motivos diversos - por estarem vencidas, cassadas, suspensas ou com o motociclista flagrado dirigindo sem capacete.

As cinco principais infrações registradas nas operações de fiscalização de veículos irregulares são: licenciamento atrasado do veículo; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; veículo com sistema de iluminação ou sinalização alterados; veículo em mau estado de conservação; veículo sem placa ou com placa adulterada. Nova Friburgo já recebeu uma operação dessas. A blitz aconteceu na Avenida Hans Gaiser, em frente a fábrica Haga e contou com a parceria do 11ºBPM.    

Mais números 

Outros dados relevantes do balanço de três meses e meio das operações de fiscalização são: 1.496 automóveis removidos, quatro motos roubadas recuperadas, duas vans e um caminhão recolhidos ao depósito por irregularidades.

Diariamente para as blitzes são mobilizados cerca de 20 agentes do Detran, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares estão atuando com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão, também, em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.

Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, está disponibilizando os reboques que irão transportar os veículos apreendidos para pátios do Governo do Estado. Em alguns municípios os agentes do Detro também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: