Motos barulhentas serão tema de audiência pública na Câmara

“Apesar de existir lei regulatória, a fiscalização é precária, gerando incômodo aos friburguenses”, declarou o presidente Wellington Moreira
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Motos nas ruas de Friburgo (Foto de leitor)
Motos nas ruas de Friburgo (Foto de leitor)

Está incluída na ordem do dia da sessão ordinária desta quinta-feira, 11, da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, uma proposta do presidente da casa legislativa, vereador Wellington Moreira, para realização de uma audiência pública, no próximo dia 3 de março (uma quarta-feira), a partir das 15h, para tratar de assuntos relacionados às inúmeras reclamações sobre motos com escapamentos irregulares, problema antigo e que tem se agravado desde o início da pandemia, quando os serviços de entregas em domicílio tiveram um grande aumento na demanda.

Caso aprovada pelos vereadores, serão convidados a participar da audiência pública representantes de diversos órgãos e entidades, como o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Fabrício Corrêa Medeiros; o chefe da Guarda Municipal, Luciano Silva; o diretor da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Jayme Perrut; o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Alex Soliva e o delegado titular da 151ª DP, Henrique Pessoa; além dos demais vereadores.

Cabe ressaltar que apesar de se tratar de um pedido de audiência pública – quando a população pode participar, inclusive com direito a fala –, esta, especificamente, não será aberta ao público em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas será transmitida, ao vivo, nos canais oficiais do legislativo friburguense na internet.

Além disso, no requerimento de audiência pública encaminhado pela presidência da Câmara, o vereador Wellington Moreira reforça que “apesar da existência da lei regulatória, a fiscalização é precária, gerando incômodo aos cidadãos friburguenses e, como consequência, um número infindável de denúncias, o que requer a discussão de novas medidas de fiscalização e contenção de tais irregularidades”.

Problema antigo 

Desde o fim do ano passado a Smomu e a Guarda Municipal, em parceria com o Detran e o 11º BPM, intensificaram a fiscalização aos veículos que circulam de maneira irregular no município, sobretudo as motos com escapamento adulterado, que emitem um barulho ensurdecedor e incomodam moradores de diversos bairros e distritos de Nova Friburgo.

Só para ter uma ideia, apenas as operações realizadas entre os dias 18 e 23 de janeiro deste ano, na Avenida Conselheiro Julius Arp e na Praça Getúlio Vargas, resultaram em 902 abordagens e 482 notificações a veículos irregulares. A prefeitura não informou, no entanto, quantos dos veículos autuados eram motocicletas com escapamento adulterado.

 

LEIA MAIS

Intervenção é para rebaixamento da calçada e criação de aproximadamente sete vagas de curta duração

“A lembrança que guardei desse episódio é que sobrevivi”, conta a designer de interiores Rose Evans, moradora do prédio até hoje

Padre Leão ainda se emociona e diz que foi o povo de Nova Friburgo que recuperou a capela e reconstruiu a cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra