Motoristas sem multas poderão renovar gratuitamente a CNH

Novidade ainda precisa ser analisada pelo Congresso Nacional
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Os motoristas brasileiros que têm um bom histórico no trânsito, sem cometer infrações, podem ganhar mais facilidade na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova medida do Governo Federal autoriza a renovação automática do documento para condutores que não tenham recebido multas de trânsito no período de um ano.

A proposta tem como objetivo simplificar processos, reduzir custos e valorizar quem dirige de forma responsável, diminuindo a necessidade de deslocamento até unidades do Detran e a realização de etapas presenciais do processo de renovação da CNH. A renovação automática também se estende à Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

Para ter direito ao benefício, o motorista precisa estar incluído no Registro Nacional Positivo de Condutores, um cadastro que reúne habilitados sem registro de infrações nos últimos 12 meses. A medida, no entanto, não é válida para todos os perfis. Condutores com 70 anos ou mais ficam fora da renovação automática, enquanto motoristas entre 50 e 69 anos poderão utilizar o benefício apenas uma vez.

Mesmo com a nova regra, a MP mantém a exigência de exames médicos em casos específicos, como para motoristas que apresentem doenças ou condições físicas e mentais que possam comprometer a capacidade de dirigir. Nesses casos, a avaliação continua obrigatória.

A medida também reforça a validade da CNH digital, que continua tendo o mesmo valor legal do documento físico e pode ser utilizada como identificação em todo o Brasil. Os prazos de validade da habilitação permanecem os mesmos: dez anos para condutores com até 49 anos, cinco anos para quem tem entre 50 e 69 anos e três anos para motoristas acima de 70 anos.

A exigência de avaliação psicológica é mantida para candidatos à primeira habilitação e para motoristas que pretendam exercer atividade remunerada com veículo (como motoristas de aplicativo, taxistas, entregadores, caminhoneiros e mototaxistas).

Apesar de já estar em vigor, a Medida Provisória ainda precisa ser analisada pelo Congresso Nacional para se tornar definitiva. Caso não seja aprovada dentro do prazo legal, perde a validade. Até lá, a regra passa a valer como uma alternativa para tornar o processo de renovação da CNH mais ágil e alinhado à modernização dos serviços públicos.

(Fonte: Agência Senado

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: