Motorista embriagado fura sinal no Centro e vai parar na delegacia

Ação foi conduzida por agentes da Guarda Civil Municipal, que desde agosto estão autorizados a atuar na fiscalização de trânsito em Friburgo
sábado, 26 de setembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Motorista embriagado fura sinal no Centro e vai parar na delegacia

Após um motorista trafegar impunemente pelas alamedas da Praça Getúlio Vargas, fato que chocou e indignou os friburguenses e foi tema de reportagem em A VOZ DA SERRA, na última semana, outro motorista infrator não teve a mesma facilidade para cometer irregularidades no trânsito na madrugada deste sábado, 26.

Segundo apurado pelo jornal, por volta de 0h30, um motorista embriagado avançou o sinal vermelho da Praça Dermeval Barboza Moreira e quase colidiu com uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) que fazia o patrulhamento da área no momento do ocorrido. Os agentes da GCM fizeram a abordagem e constataram a embriaguez do motorista que, segundo a corporação , que é “reincidente”. 

Foi dada voz de prisão ao motorista, que foi conduzido pelos agentes da GCM à 151ª DP, onde o caso foi registrado. Ele pagou fiança de R$ 3 mil e foi liberado. 

GCM no trânsito

Essa ação da Guarda Municipal é um dos primeiros resultados de uma medida adotada recentemente pela Prefeitura de Nova Friburgo. Conforme também já noticiado por A VOZ DA SERRA, o decreto 672, de 19 de agosto, autorizou os agentes da corporação a atuarem na fiscalização de trânsito em Nova Friburgo, auxiliando os agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) na tarefa de multar motoristas infratores e coibir possíveis infrações.

Nova Friburgo conta atualmente com 111 guardas municipais, sendo 95 homens e 16 mulheres. Já a Smomu conta com apenas 18 agentes de trânsito, no entanto, em função da pandemia nem todos estão na ativa. Ao todo, 13 guardas municipais – sendo duas mulheres – foram treinados e habilitados e já estão atuando em cooperação com os agentes Smomu.

Para justificar a necessidade do decreto, a Prefeitura de Nova Friburgo alega que “uma fiscalização eficiente pode reduzir os problemas no trânsito através da prevenção e da intervenção rápida para a garantia da fluidez viária”; o trânsito de veículos vem se intensificando com o aumento da frota no município, impactando na mobilidade das pessoas e no aumento significativo dos acidentes de trânsito; e que “a atuação da Guarda Municipal no trânsito contribuirá para uma melhor eficiência de suas atividades nas imediações das escolas municipais, praças, logradouros públicos e demais serviços”.

 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito