Monitoramento por câmeras nas escolas municipais será votado nesta terça

Aprovado em primeira discussão pelos vereadores, projeto volta ao plenário
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Monitoramento por câmeras nas escolas municipais será votado nesta terça

O projeto de lei 139/2022 vai a segunda votação nesta terça-feira, 13, na Câmara de Vereadores. Aprovado por unanimidade na primeira votação, que aconteceu na sessão ordinária do último dia 6, a proposta determina a instalação de câmeras de monitoramento em escolas públicas municipais de Nova Friburgo. O projeto de autoria do vereador Isaque Demani prevê a instalação de câmeras nas áreas externas de prédios, portões, áreas de circulação e pátios. Se aprovado, dependerá da sanção do prefeito Johnny Maycon para se transformar em lei municipal. 

“A instalação dos equipamentos de segurança significa não apenas um modo de desestimular a prática de delitos em nossas escolas, mas valerá para elucidar e apurar atos ilícitos praticados nas cercanias, auxiliando assim, o trabalho policial”, defende o vereador.

Ainda de acordo com o projeto, as imagens obtidas através de vigilância eletrônica serão gravadas e arquivadas pelo prazo mínimo de 90 dias, sob responsabilidade da direção das escolas e deverão ser diariamente monitoradas por funcionários, devidamente treinados, que comunicarão à direção qualquer anormalidade ou problema detectado.

O projeto de lei também determina que a instalação do sistema de vigilância nas escolas municipais deverá ser feita de forma progressiva, no prazo de um ano, após a publicação da lei.    “Os atuais índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população. É necessário estabelecer um sentimento de segurança. O investimento na medida proposta também significa atuar na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas”, finalizou Isaque Demani.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: