Microbacia de Barracão dos Mendes: entidades acompanham intervenções

Visita reuniu representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, Inea e Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo
terça-feira, 14 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira,10, foi realizada uma visita técnica à microbacia de Barracão dos Mendes, no distrito de Campo do Coelho, alvo de investimento do programa Mananciais/Ceivap e do Projeto Diagnóstico e Intervenção do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBHR2R). Participaram da visita o diretor executivo do comitê, Licius de Sá Freire; o diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cauê Bieloschowsky, e os técnicos Moema e Márcio, além do secretário municipal de Agricultura de Nova Friburgo, Adelso Rapozo.

A visitação técnica teve como principal objetivo acompanhar as ações que já foram realizadas na área e que são resultados da execução do Projeto Mananciais/Ceivap em conjunto com o Projeto Diagnóstico e Intervenção do CBH-R2R que prevê uma série de intervenções com o objetivo de conservar os recursos hídricos na microbacia.

Durante a visita, foi possível verificar a construção de diversas intervenções de saneamento rural (bacias de evapotranspiração, biodigestores, fossa filtro e sumidouro). Também foram verificados alguns pontos de monitoramento de água, além de um reconhecimento da região e troca de impressão com os produtores sobre a execução do projeto na microbacia. 

O projeto prevê ainda uma série de outras intervenções como: kits de irrigação racional (microaspersão e gotejamento); implantação de sistemas agroflorestais e realização de cursos de capacitação para os produtores. Estas intervenções estão sendo licitadas e em breve deverão ser implantadas na região, o que levará a novas visitas técnicas para a verificação do andamento do projeto.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: