Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a celebração do Natal está sofrendo algumas alterações em comparação aos anos anteriores. Um exemplo disso é a tradicional campanha Papai Noel dos Correios que aconteceu de forma 100% online e digital. Ao todo, mais de 208 mil cartinhas foram adotadas em todo o Brasil e o trenó do Bom Velhinho já está quase ganhando os céus para fazer a alegria da criançada.
As principais mudanças foram no recebimento das cartinhas - que ocorreram, prioritariamente, de forma virtual - e na adoção dos pedidos das crianças, que também foram 100% online e digital, por meio do blog do Papai Noel dos Correios, que ainda pode ser acessado pelo link https://blognoel.correios.com.br/.
Participam da campanha crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas, manuscritas, tiveram que ser fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog da campanha. A iniciativa também contemplou cartinhas enviadas por alunos da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Os Correios ressaltam que o envio da carta não garante a entrega do presente, pois trata-se de uma campanha voluntária direcionada a toda a sociedade e que conta com a colaboração dos “padrinhos” e “madrinhas” que adotam as cartinhas. Uma verdadeira força-tarefa é formada para tirar do papel os sonhos das crianças que participam do Papai Noel dos Correios. Do recebimento dos presentes nos pontos de entrega até as mãos ansiosas dos pequenos, cada etapa é essencial para fazer a magia do Natal acontecer. E uma boa notícia: 90% das cartinhas enviadas neste ano em todo o Brasil foram adotadas .
A tradição
Há mais de 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas pelos brasileiros: o Papai Noel dos Correios.
Com o passar dos anos, essa ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças, desde 2010 os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel. A campanha estimula as crianças no desenvolvimento de redação de cartas, prática que permite valorizar a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, um dos maiores presentes que uma criança pode receber, não é verdade?
Deixe o seu comentário