Médico: proporcionalmente, Friburgo tem 1/3 a mais de mortes em relação ao Brasil

“Fato concreto, muito triste e inaceitável, que precisa ser divulgado, investigado e rapidamente corrigido”, alerta Abi-Ramia, presidente de sindicato
sexta-feira, 04 de junho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Médico: proporcionalmente, Friburgo tem 1/3 a mais de mortes em relação ao Brasil

Com mais de 620 mortes por coronavírus nos  últimos 15 meses, Nova Friburgo tem, proporcionalmente à sua população, mais de um terço de óbitos por Covid-19 em relação ao Brasil. A constatação é do presidente do Sindicato dos Médicos do Centro-Norte Fluminense, Renato Abi-Ramia, que divulgou  dura nota sobre o assunto na última quarta-feira, 2.

“Estamos passando por um momento crítico da pandemia em Friburgo. O país, atualmente, só perde para os EUA em número de óbitos, sendo que, em relação à população, estamos em primeiro lugar, o que é profundamente lamentável. Se transferirmos os dados nacionais para aqui, teremos cerca de um terço a mais de perdas de vida, fato concreto, muito triste e inaceitável, que precisa ser divulgado, investigado e rapidamente corrigido”, afirmou Abi-Ramia.

O médico, que já foi candidato a prefeito nas eleições de 2016, criticou o atual governo municipal, que acusou de “inerte, incompetente e leniente” diante do quadro atual, com “atos confusos, improvisados, sem respaldo e decisões primárias”. Ele citou o rodízio de CNPJs, o que, segundo ele, só fez aumentar a concentração de pessoas nas ruas e ajudou a espalhar a infecção.

“A Secretaria de Saúde tem na sua cúpula pessoas totalmente despreparadas, inexperientes, arrogantes e insensíveis. Na realidade, não apresentaram nenhum planejamento estratégico exequível e calcado em evidências disponíveis. Não foi implementado o básico, ou seja, treinamento prévio das equipes atuantes na ponta, fator crucial e insubstituível”, criticou.

Abi-Ramia também condenou as prescrições de antivirais, antibióticos, corticoides, anticoagulantes e vitaminas nos casos leves, na fase viral, além de outras medicações que considera inadequadas e ineficazes, trazendo gastos desnecessários aos usuários.

O que diz a prefeitura 

A VOZ DA SERRA aguarda um posicionamento da prefeitura a respeito das críticas de Abi-Ramia.

A nota de Abi-Ramia foi divulgada dois dias após a  exoneração, a pedido, de Fabíola Braz Penna do cargo de subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, que ela ocupava há oito anos. Uma das mais experientes e respeitadas  autoridades em saúde pública de Nova Friburgo, a enfermeira esteve no comando de todas as campanhas de imunização e combate a doenças epidêmicas na cidade,  a mais recente delas a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde alegou oficialmente “motivos pessoais” para a saída de Fabíola, que é servidora concursada e continuará na prefeitura.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra