Medalhistas em Olimpíada de Matemática na China

Estudantes dos ensinos fundamental e médio trouxeram 11 medalhas para o Brasil em 2019
sexta-feira, 05 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Adrieny (Fotos: Reprodução/IMO)
Adrieny (Fotos: Reprodução/IMO)

Gostar dos desafios da disciplina e sempre buscar novas possibilidades. É o caso dos estudantes Adrieny Monteiro dos Santos Teixeira, 15 anos, e João Matheus Nascimento Gonçalves, de 17 anos (em 2019), da rede pública, que conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, na 10ª World Mathematics Team Championship, em 2019.

Existem várias oportunidades de olimpíadas escolares e científicas para estudantes brasileiros. João Matheus destaca a possibilidade de ingresso nas competições pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Outros campeonatos escolares que ajudaram o estudante na preparação para a World Mathematics Team foram a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), além da Matemática Sem Fronteiras, olimpíada que habilitou os brasileiros medalhistas a irem para a China. 

Preparação

Adrieny se destacou antes mesmo da competição e foi escolhida para participar da modalidade do ensino médio enquanto ainda estava no 9º ano do ensino fundamental. Ela superou competidores de séries mais avançadas e conquistou o ouro. 

“As olimpíadas em geral testam nosso conhecimento e nos desafiam, isso é importante para o nosso crescimento escolar e pessoal”, disse Adrieny. 

Foco e organização foram fundamentais para João Matheus, pois a prata veio após um ano dividido entre a preparação para a competição e os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. 

Estudantes de uma escola pública federal, o Colégio Pedro II, a equipe se deparou com a incerteza de conseguir a verba suficiente para a viagem à China e, por isso, não tiveram muito tempo para a preparação. Os participantes tiveram que encontrar seus métodos de estudos conforme a realidade de cada um, já que a competição contou com alunos de diferentes séries escolares. 

“Cada aluno teve um tipo de preparação e fez sua rotina de estudos. Eu, por exemplo, participei da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), o que me ajudou muito na Olimpíada na China”, destacou João Matheus. 

Também com histórico de participações em competições escolares, Adrieny recorreu às videoaulas de matemática para a preparação. Além dos planos de estudos de cada um, ela e João Matheus tiveram aulas com professores de matemática e inglês do Colégio Pedro II.

Instituto de Matemática abre inscrições para a Olimpíada Mirim

Competição é voltada a alunos do ensino fundamental

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) está com inscrições abertas para a 2ª Olimpíada Mirim (OBMEP), competição voltada a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Este ano, a novidade foi a inclusão de escolas particulares, depois do sucesso da primeira edição, quando participaram 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas. As inscrições podem ser feitas pelas instituições de ensino ou secretarias de Educação até 16 de junho, no site: /olimpiadamirim.obmep.org.br/. 

O diretor adjunto do Impa e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, Claudio Landim, disse que o objetivo é usar propostas lúdicas e criativas para transformar a relação das crianças com a matéria.

“Convidamos pela primeira vez os colégios privados para esta festa da matemática”, afirmou o coordenador. Segundo ele, a inclusão das escolas privadas permite que um número maior de alunos tenha acesso a material didático que estimula o raciocínio lógico, a exemplo do que já acontece com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que, desde 2017, conta com a participação das instituições particulares.

Como será

Esta olimpíada será realizada em duas fases, aplicadas pelas escolas. A primeira está marcada para 28 de agosto e consiste em prova classificatória, composta de 15 questões de múltipla escolha. Os estudantes classificados nessa etapa poderão participar da segunda, em 9 de novembro, também com 15 questões objetivas.

“As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais, federais, secretarias de Educação e escolas privadas”, explicou Landim. O responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível (Mirim 1 e 2). A inscrição das escolas públicas é gratuita, já as particulares têm que pagar taxa de inscrição.

A Olimpíada Mirim-OBMEP é realizada pelo Impa com o poio da B3 Social, da Capes e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação. (Fontes: Brasil Escola e Agência Brasil)

Foto da galeria
João Matheus
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: