Na semana passada, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Ssubea), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo, realizou mais uma diligência, com o apoio do 11ºBPM, para apurar denúncias de maus-tratos a animais em um canil no bairro Olaria. O tutor foi chamado à Ssubea para apresentar as documentações necessárias.
Diante das inconsistências nas informações prestadas, a equipe da subsecretaria e a Guarda Municipal fizeram uma diligência surpresa na localidade, acompanhadas pelo tutor, que mantinha 13 cães confinados em gaiolas e canis, expostos a um ambiente de severa insalubridade e sem acesso à água de qualidade e à comida, comprometendo a saúde física e mental dos animais.
Diante do descumprimento das notificações feitas pela Ssubea desde novembro de 2023, após as primeiras denúncias, e da constatação dos maus-tratos, o tutor foi encaminhado para a 151ªDP. Ele responderá a processo judicial e está proibido de possuir qualquer animal e de se aproximar a menos de 100 metros do estabelecimento onde ocorreram as infrações.
A Ssubea encaminhará um pedido ao Ministério Público para que os animais sejam doados e castrados. Enquanto isso, os cães estão sob a tutela de um fiel depositário, nomeado pelo delegado da 151ª DP. Elisângela Rodrigues, titular da Ssubea, destaca que “embora algumas denúncias demorem mais para serem resolvidas, os processos estão sempre sob monitoramento e podem ser revisados a qualquer momento".
Deixe o seu comentário