Mais de 3.700 candidatos farão o Enem em Nova Friburgo

Primeiro dia de prova, no próximo domingo, terá redação e questões sobre linguagens e ciências humanas
terça-feira, 08 de novembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

No próximo domingo, 13, os 3.733 candidatos de Nova Friburgo inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, são esperados nas escolas onde serão aplicadas as provas do primeiro dia do exame, que é uma das principais garantias de acesso às universidades. Os portões serão abertos ao meio-dia e os candidatos terão uma hora para entrar. Às 13h, todos devem estar nas salas de aula indicadas nos cartões de confirmação. Serão quatro horas e meia para responder 45 questões em cada área de conhecimento: linguagens e ciências humanas e fazer a única prova subjetiva do exame, a de redação.

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato, já que na maioria dos cursos, o peso de sua nota é maior. Por isso, o tema é sempre causa de expectativa e ansiedade nos candidatos. A aluna Maria Rita Coelho Faez, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, se preparou durante todo o ano para esse momento. “Tentei treinar pelo menos seis temas de redação por mês, sempre corrigindo o que errava para aumentar em pelo menos uma competência na próxima vez que tentasse. Acredito que não dê tempo de aprender nada para a prova, mas dá tempo de revisar e fazer mais redações”, relatou ela, que está em dúvida entre os cursos de Direito e Relações Internacionais.

De acordo com especialistas, o ideal é que nessa reta final, os candidatos leiam o maior número de redações nota mil e não façam maratona de escrita. É o que Manuella Araújo Blaudt, que quer cursar Medicina está fazendo. “Nessa última semana estou revisando os conteúdos mais importantes com questões de anos anteriores, e também estou fazendo planejamentos de texto de possíveis temas da redação. E o mais importante, cuidando da minha saúde mental, pois sei que fiz o meu melhor e nas devidas circunstâncias tudo dará certo,” revelou.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, é possível baixar a cartilha do Enem 2022, que explica os critérios de correção e traz exemplos de redações que receberam a nota máxima.

Para a professora de Redação, Aline de Lima, entre as estratégias dessa reta final também estão, reler os textos escritos e as correções feitas pelos professores. “Além disso, descansar neste final é muito importante. O aluno já fez tudo o qur poderia ter sido feito, agora é só reler e confiar”, aconselha ela. É o que a estudante Anna Carolina Torres Marques, que quer cursar Odontologia, está fazendo. 

“Nessa última semana, estou fazendo provas antigas do Enem, produzindo uma redação por dia e, também, procurando relaxar e me distrair fazendo coisas que eu gosto”, disse ela.

Possíveis temas

Durante todo o ano, os temas possíveis da redação são trabalhados nas salas de aula das escolas e cursinhos preparatórios. Levando em conta temas passados, professores acreditam que as abordagens propostas para a redãção são sempre relacionadas à atualidade. 

Os professores de Redação Aline de Lima e Juliano Borges, que dividem a disciplina na Escola Espaço Livre, apostam em três eixos. “Achamos que vai ser em torno de: ‘O turismo mais sustentável’, ‘Consumismo na era digital: o fortalecimento desse meio impacta um consumo exagerado’, e ‘Esporte: sendo ele relacionado à inclusão, democratização ou legado da Copa do Mundo’. Vamos trabalhar esses temas nesta semana”, relataram os professores.

Correção da redação 

As redações do Enem são avaliadas em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada prova passará por dois corretores. Caso haja diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passará, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

As notas da redação variam de zero a mil. Os candidatos que zeram a prova não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, ou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. 

Alguns motivos que podem levar o estudante a zerar a prova são: fuga total ao tema; não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo; parte deliberadamente desconectada do tema proposto; texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Dia 20 tem mais

O segundo dia do Enem será em 20 de novembro, também um domingo, quando serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os candidatos devem ter atenção ao que levar no dia da prova:  cartão de confirmação; caneta esferográfica preta e com material transparente, documento com foto e dentro da validade e declaração de comparecimento ao Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

Também é recomendável levar algo para comer e beber, já que serão cinco horas e meia de provas. Os alimentos permitidos são sanduíches, chocolates, barrinhas de cereais, suco, água, entre outros. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: