A luta feminina transforma o mundo

Muito já se avançou desde o século passado, mas ainda há muito a se conquistar
sábado, 06 de março de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A filósofa e escritora Simone de Beauvoir escreveu: “Poucas tarefas são mais parecidas com a tortura de Sísifo do que o trabalho doméstico, com sua repetição sem fim: a limpeza se torna sujeira, a sujeira vira limpeza, de novo e de novo, dia após dia. A dona de casa se desgasta marcando o tempo: ela não cria nada, apenas perpetua o presente. A batalha contra a poeira e a sujeira nunca é vencida”. 

Alguma mulher aí discorda de Beauvoir? Ouso duvidar. Do contrário, apesar do fardo a nós destinado, “ao longo da história, ‘elas’ não teriam se revoltado, reinado, inventado, salvado vidas: ou seja, não teriam mudado o mundo”. 

Assim, pode-se concluir que no século passado muito desse cenário foi superado e transformado, ao menos no mundo ocidental. Tivemos a luta das sufragistas pela conquista do voto feminino, o uso da pílula anticoncepcional, a determinação para sair de casa e construir carreiras de sucesso, o surgimento de mulheres brilhantes que, no seu campo de estudos e interesses, mudaram o mundo em que vivemos.

Para o antropólogo Aluysio Athayde, “um papel social é representado perante expectativas da sua plateia, a sociedade. Desempenhar um papel feminino, por exemplo, é estar sujeito a assumir determinadas posturas, jeitos, comportamentos, olhares, modos, daquilo que se espera dentro de determinada cultura”. 

Ainda segundo ele, “na sociedade Ocidental, a família, a casa, e o doméstico parecem estar juntos numa esfera caracterizada como feminina, enquanto as esferas públicas do trabalho, negócios e política fundem-se num mundo simbólico masculino. [...] No Brasil, essa dicotomia é visível numa clara distinção entre a casa e a rua”

Em sua coluna, o jornalista/cronista Wanderson Nogueira, é categórico: “Eu não quero ser mais um machista. E não é pelo politicamente correto. Eu quero aprender a não ser machista. Não por vaidade moral, mas porque quero respeitar em sua integralidade o espelho que reflete minha mãe - toda mulher - vinculada a mim ou não. Eu disse: todas as mulheres em suas mais diversas personalidades”. 

Enfim: “Se a liberdade parece ser um caro valor ao Ocidente, que ela possa estar presente nos mais diferentes espaços e que as mulheres possam exercê-la de modo pleno”, encerrou Athayde.

Bom fim de semana! 

 

LEIA MAIS

Após passar por relacionamentos abusivos, Thalassa Vaz viu no muay thai caminho para dar volta por cima

Entrevista com Caroline Alves Maia: “A questão da sexualidade ficava mais latente e problemática já que você se olha, não se reconhece, não se aceita, mas faz de tudo para ter a aprovação e aceitação de todos”

Saber fazer escolhas conscientes talvez seja a principal delas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra