O fim de semana em comemoração ao Dia dos Pais registrou altos índices de autuação por embriaguez ao volante, em todo o Estado do Rio. Somente em Nova Friburgo, a blitz da Operação Lei Seca montada na Avenida Euterpe no último domingo, 8, dos 50 veículos abordados, nada menos que 46 estavam sendo dirigidos por motoristas alcoolizados. Todos apresentaram condutores habilitados para os substituírem na direção.
De sexta-feira a domingo, em todo o estado, 23,4% dos motoristas abordados nas 22 ações de fiscalização realizadas estavam alcoolizados. Dos 454 condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool, 151 foram registrados em apenas quatro blitzes, justamente as realizadas nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Itaperuna.
Segundo o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fabio Pinho”, as blitzes que vêm sendo realizadas na Região Serrana estão resultando em índices muito elevados, o que reforça a necessidade de ações frequentes para que menos motoristas dirijam sob efeito de álcool. “Nosso objetivo é salvar vidas”, disse.
No início de julho, 65 flagrantes em Friburgo
Há um mês, outra Operação Lei Seca, desta vez no Paissandu, flagrou 65 motoristas alcoolizados em Friburgo - 52 dos 54 abordados no sábado, 3 de julho, e 11 na véspera daquele dia.
A tenda montada próxima à Praça Marcílio Dias assustou motoristas, que tentaram escapar da fiscalização. Um deles teria entrado na contramão para fugir da blitz e quase colidiu com uma caminhonete que saía de uma padaria. Outro veículo teria efetuado o retorno também pela contramão, mas um carro da polícia que patrulhava a região para impedir essas fugas conseguiu interromper a ação.
Flagrantes também em Teresópolis e Itaperuna
Neste fim de semana do Dia dos Pais, na blitz montada na Estrada Venceslau José de Medeiros, em Teresópolis, no último sábado, dos 124 motoristas que realizaram o teste do bafômetro, 57 foram autuados, o que representa 45,97% dos abordados. No mesmo dia, em Itaperuna, 30 pessoas estavam alcoolizadas.
A cidade do Rio de Janeiro também registrou altos índices de alcoolemia ao volante. Na sexta-feira, em Realengo, na Zona Oeste, 21 motoristas estavam embriagados. No sábado, em São Conrado, 30 pessoas estavam sob efeito de álcool, e no domingo, em Bangu, 33 condutores foram flagrados alcoolizados.
Índice de julho alcança patamar de 2012
No mês de julho, período de férias escolares, 2.338 motoristas foram flagrados com sinais de alcoolemia nas blitzes da Operação Lei Seca em todo o estado. O alto número de registros de julho foi o maior desde janeiro de 2021. Em comparação com o mesmo mês nos anos anteriores, o número de motoristas alcoolizados não havia alcançado duas mil pessoas desde 2012.
A Operação Lei Seca foi lançada em 19 de março de 2009 e já retirou das ruas mais de 220 mil motoristas alcoolizados.
Deixe o seu comentário