Jubileu de Prata de Dom Luiz Ricci será festejado neste sábado em Friburgo

Dia de festa culminará com Festival do Hino da Unidade Diocesana
sábado, 16 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci (Arquivo AVS)
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci (Arquivo AVS)

A Diocese de Nova Friburgo está em festa, celebrando o Jubileu de Prata de seu Bispo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, que completou 25 anos de sacerdócio em 10 de julho. Os festejos começaram no último sábado, 9, quando Dom Luiz Antonio presidiu a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Bauru, SP, sua diocese de origem.

Em Nova Friburgo, a Missa Jubilar será realizada neste sábado, 16, Dia de Nossa Senhora do Carmo, às 10h, no Ginásio Santa Paula Frassinetti — Colégio Nossa Senhora das Dores —, no Centro. Neste dia, Dom Luiz Antonio completa cinco anos de Episcopado e renderá ação de graças também nesta intenção, assim como pelos dois anos de pastoreio na Diocese de Nova Friburgo, que se completou em 4 de julho. A cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).

 Festival do Hino da  Unidade Diocesana

Ampliando os festejos, neste mesmo dia e local, a partir das 13h30, será realizado o Festival do Hino da Diocesana, com a apresentação das quatro canções finalistas. São elas: ‘Unidade, ação e fé na oração’, autor: Silvanir de Souza; ‘Friburgo, Diocese da Unidade’, letra de Pe. Sergio Vitorino da Silva, melodia de Alcir Afonso dos Santos; ‘Sob o manto de Maria: Um só coração’, letra e música de Marcos Paulo Guimarães de Siqueira; e ‘Diocese em festa’, letra e música de Pe. José Maria Cavalcante.

O prêmio a ser conferido ao 1º lugar será o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) e um troféu. Aos demais participantes, será oferecido certificado de participação.

Sobre Dom Luiz Ricci

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci nasceu em Bauru, SP, em 16 de maio de 1966, e foi ordenado Sacerdote em 10 de julho de 1997, na diocese de sua cidade natal. Cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, e Teologia, no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambos em Marília (SP), Centros de Formação da Província Eclesiástica de Botucatu.

Convalidou os cursos de Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru, e de Teologia pela Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília. Possui mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, cuja pesquisa foi publicada pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”. 

É vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito”, do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem). Foi reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (2000 -2004) e diretor executivo da Faculdade João Paulo II.

Foi pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cabrália Paulista, administrador da Paróquia de Santa Teresinha, em Paulistânia e pároco da Paróquia Santa Maria, em Piratininga. Também foi coordenador diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru. 

Até sua nomeação, foi diretor da Faculdade João Paulo II, em Marília, e professor titular de Teologia Moral, Bioética e Virtudes, na mesma Instituição. Era pároco da Paróquia São Cristóvão, em Bauru, assessor diocesano da Pastoral da Criança e membro do Colégio dos Consultores.

Ordenado bispo em 16 de julho de 2017, em Bauru, seu lema episcopal é: Fecit Mihi Magna - “Fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49). Sua primeira missão foi realizada na Arquidiocese de Niterói, onde permaneceu como Bispo Auxiliar por três anos, até sua nomeação para a Diocese de Nova Friburgo, em 6 de maio de 2020. Foi empossado 5º Bispo da Diocese de Nova Friburgo, em 4 de julho de 2020, pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: