Inflação chegou a 0,96% em julho, a maior para este mês desde 2002

Constatação é de um levantamento do IBGE divulgado nesta terça
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Inflação chegou a 0,96% em julho, a maior para este mês desde 2002

A inflação no Brasil chegou a 0,96% em julho, forçada pelos reajustes dos preços da energia elétrica, registrando o maior resultado para o sétimo mês do ano desde 2002 (1,19%). Com isso, o indicador acumula alta de 4,76% no ano e de 8,99% nos últimos 12 meses, acima do acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores (8,35%). Em julho de 2020, a taxa mensal foi de 0,36%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em julho. A maior variação (3,10%) e o maior impacto (0,48 ponto percentual) vieram da habitação com a alta das contas de energia elétrica (7,88%), que acelerou em relação ao mês anterior (1,95%) e registrou o maior impacto individual no índice (0,35 p.p.). O resultado é consequência dos reajustes tarifários de 11,38% em São Paulo, de 8,97% em Curitiba-PR (11,34%), e de 9,08% em uma das concessionárias de energia de Porto Alegre-RS (8,02%).

“Além dos reajustes nos preços das tarifas em algumas áreas de abrangência do índice, tivemos ainda o reajuste de 52% no valor adicional da bandeira tarifária vermelha patamar 2 nas contas de luz em todo o país. Antes o acréscimo nessa bandeira era de, aproximadamente, R$ 6,24 a cada 100 kWh consumidos e, a partir de julho, esse acréscimo passou a ser de cerca de R$ 9,49”, explica o analista da pesquisa, André Filipe Guedes Almeida. A pesquisa do IBGE pode ser conferida em detalhes no site www.ibge.gov.br

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: