Infectologista alerta para riscos de utilizar academias ao ar livre

Para Délia Engel, “distância entre os aparelhos não é a ideal”
terça-feira, 19 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A academia ao ar livre da Via Expressa sendo usada (Fotos de leitor)
A academia ao ar livre da Via Expressa sendo usada (Fotos de leitor)

Desde o início da pandemia mundial por conta do coronavírus e devido às medidas de restrição impostas pelos governos estadual e municipal, uma série de atividades teve que ser suspensa, como o funcionamento das academias, por exemplo – e isso inclui as academias ao ar livre, disponíveis em vários pontos da cidade. Com a quebra da rotina no treinamento, muita gente tem optado por praticar exercícios físicos em casa ou ao ar livre. Mas aí surgiu o questionamento: é seguro praticar exercícios físicos na rua?

A discussão ganhou ainda mais força depois que as fitas zebradas que cercavam a academia ao ar livre no início da Avenida Galdino do Valle Filho, no Centro, foram retiradas e o espaço voltou a ser frequentado por  esportistas (o local já foi novamente cercado). Cabe ressaltar que a utilização desses espaços está proibida enquanto durarem as medidas de enfrentamento à Covid-19.

A VOZ DA SERRA tem recebido denúncias de pessoas que não estariam respeitando as determinações e insistem em utilizar os aparelhos. Nesta segunda-feira, 18, também estivemos nas academias ao ar livre situadas na Via Expressa, em Olaria, e em Duas Pedras, na altura da curva do JJ. Enquanto estivemos nos locais, ninguém foi visto se exercitando, mas leitores vêm enviando fotos de pessoas no espaço.

Para a infectologista Délia Engel, a prática esportiva ao ar livre é segura se for feita individualmente ou respeitando o distanciamento seguro. Mesmo assim, ela ainda acha cedo para a liberação do funcionamento das academias (fechadas ou ao ar livre): “O problema das academias ao ar livre é que a distância entre os aparelhos não é a ideal. E ao suar, a pessoa acaba passando a mão no rosto e no aparelho, que pode ficar contaminado caso ela esteja infectada. Não é a hora de liberar as academias ao ar livre de jeito nenhum”, afirmou.

Ainda de acordo com a infectologista, o compartilhamento de aparelhos nas academias é o fator de maior risco para as pessoas e que a utilização de álcool em gel nesses ambientes já deveria ser obrigatória desde antes da pandemia: “A corrida é uma outra discussão, ela pode ser feita ao ar livre. Alguns estudos apontam que a dispersão das gotículas que saem da boca de quem está correndo podem atingir uma distância de dois a 20 metros. Então, não é que a corrida ao ar livre deveria ser proibida, mas é necessário que seja feita sozinho ou com uma distância segura”, finalizou Délia.

O treinador e atleta de crossfit Cícero Cereja (foto), de 30 anos, que também é sócio de uma academia no Centro, é um bom exemplo nesse sentido: “Consegui trazer alguns equipamentos da academia para casa. Claro que algumas coisas são adaptadas, já que não tenho como trabalhar todos os exercícios que fazemos no dia a dia de treinamento normal. Eu tinha uma carga horária mais intensa, com isso, minha rotina de treinos diária está um pouco diferente do normal. Precisei adaptar isso com a rotina de casa e sem minha rotina normal de trabalho. Mas treino todos os dias, descanso apenas na segunda-feira. As vezes faço até duas sessões de treino. Estou nessa pegada há dois meses, desde quando as academias tiveram que ser fechadas. Mas, graças a Deus com saúde e respeitando o isolamento social”, disse o atleta.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra