Indústrias do Centro-Norte criaram mais de 200 empregos em setembro

Em três meses, somente em Nova Friburgo foram 468 novas contratações
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Indústrias do Centro-Norte criaram mais de 200 empregos em setembro

Com a retomada das contratações dos dois principais segmentos da indústria, a região Centro-Norte fluminense voltou a registrar saldo positivo na criação de empregos em setembro. Foram criadas 210 vagas em 12 municípios, reflexo dos novos postos de trabalho criados nas indústrias do vestuário (+ 87) e de fabricação de produtos de metal (+ 85). 

Com mais este resultado, a indústria já recuperou 29,1% das vagas perdidas durante os piores meses da pandemia da Covid-19. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e podem ser conferidos no site http://www.firjan.com.br/retratosregionais, que traz o recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.

Nova Friburgo, município com maior população do Centro-Norte e que reúne maior parte das indústrias da região, registrou a criação de 154 vagas no mês chegando a 468 novos empregos em três meses. A indústria também teve saldo positivo no município vizinho de Cordeiro com mais 26 vagas abertas, seguidos por Cachoeiras de Macacu (+ 22 empregos), Bom Jardim (+ 15), Trajano de Moraes (+ 3), Carmo e São Sebastião do Alto com mais dois empregos cada e, Duas Barras e Santa Maria Madalena com a abertura de uma vaga cada. O saldo negativo ficou com os municípios de Cantagalo e Sumidouro, com menos seis vagas, cada, e Macuco (- 4) que registraram mais demissões do que contratações no setor.

Em relação ao número geral de empregos em setembro, incluindo todos os setores econômicos, o Centro-Norte registrou saldo de mais 557 postos de trabalho. O comércio registrou mais 219 contratações; o setor de serviços criou mais 122 empregos e a agropecuária outras seis vagas. Com esse resultado, o indicador de Retomada de Empregos mostra que a região recuperou 23,2% de todas as vagas perdidas entre março e junho. No acumulado do ano, Carmo é o único município que tem saldo positivo em todos os setores com mais 90 empregos.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. 

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios