Indústrias do Centro-Norte criaram mais de 200 empregos em setembro

Em três meses, somente em Nova Friburgo foram 468 novas contratações
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Indústrias do Centro-Norte criaram mais de 200 empregos em setembro

Com a retomada das contratações dos dois principais segmentos da indústria, a região Centro-Norte fluminense voltou a registrar saldo positivo na criação de empregos em setembro. Foram criadas 210 vagas em 12 municípios, reflexo dos novos postos de trabalho criados nas indústrias do vestuário (+ 87) e de fabricação de produtos de metal (+ 85). 

Com mais este resultado, a indústria já recuperou 29,1% das vagas perdidas durante os piores meses da pandemia da Covid-19. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e podem ser conferidos no site http://www.firjan.com.br/retratosregionais, que traz o recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.

Nova Friburgo, município com maior população do Centro-Norte e que reúne maior parte das indústrias da região, registrou a criação de 154 vagas no mês chegando a 468 novos empregos em três meses. A indústria também teve saldo positivo no município vizinho de Cordeiro com mais 26 vagas abertas, seguidos por Cachoeiras de Macacu (+ 22 empregos), Bom Jardim (+ 15), Trajano de Moraes (+ 3), Carmo e São Sebastião do Alto com mais dois empregos cada e, Duas Barras e Santa Maria Madalena com a abertura de uma vaga cada. O saldo negativo ficou com os municípios de Cantagalo e Sumidouro, com menos seis vagas, cada, e Macuco (- 4) que registraram mais demissões do que contratações no setor.

Em relação ao número geral de empregos em setembro, incluindo todos os setores econômicos, o Centro-Norte registrou saldo de mais 557 postos de trabalho. O comércio registrou mais 219 contratações; o setor de serviços criou mais 122 empregos e a agropecuária outras seis vagas. Com esse resultado, o indicador de Retomada de Empregos mostra que a região recuperou 23,2% de todas as vagas perdidas entre março e junho. No acumulado do ano, Carmo é o único município que tem saldo positivo em todos os setores com mais 90 empregos.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. 

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais

 

LEIA MAIS

Medida vai atrair empresas e fortalecer o desenvolvimento econômico

Interessados são encaminhados aos empregadores pela Casa do Emprego

"Este é o mês com maior número de casos, bem acima do recorde que aconteceu entre julho e agosto", diz informe do hospital

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios