Inauguração do hospital de campanha é adiada de novo, agora para 2ª quinzena de maio

Unidade pode começar a funcionar no próximo dia 22, mas Secretaria estadual de Saúde não garante
quinta-feira, 14 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O hospital de campanha em montagem em Conselheiro (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O hospital de campanha em montagem em Conselheiro (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O início das atividades do hospital de campanha montado no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, foi adiado pela segunda vez. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a previsão é de que seja inaugurado na segunda quinzena deste mês. Apesar de não confirmar, existe a expectativa de que a unidade comece a funcionar no próximo dia 22.

O hospital de campanha começou a ser montado no início do mês de abril, com a previsão inicial  de ser inaugurado ainda no final daquele mês. Perto do fim do prazo, o estado informou que as atividades começariam até o final da primeira quinzena de maio.

Localizado no ginásio Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, a estrutura vai contar com 100 leitos. De acordo com o Governo do Estado do Rio, o início das operações será de acordo com a demanda.

O local escolhido foi estratégico. A unidade está localizada à margem de uma rodovia estadual, a RJ-116, facilitando o acesso de pacientes de cidades vizinhas do Centro-Norte do Estado, como Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, Carmo e Sumidouro.

A estrutura conta com três tendas montadas. A menor delas, ao que parece, deve ser a porta de entrada dos profissionais de saúde que irão trabalhar na unidade. Neste local haverá vestiários, banheiros e locais próprios para que os funcionários realizem todos os processos de higienização. Ao lado, em uma tenda um pouco maior, está previsto para funcionar os consultórios e o quartos de enfermaria para casos mais brandos de coronavírus. E na terceira tenda, a maior delas, deve funcionar os quartos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), para os casos mais graves.

Pousada do Sesc

O hotel do Sesc Nova Friburgo será cedido ao município para isolar médicos que trabalham no atendimento aos pacientes diagnosticados com coronavírus.  Com 19 quartos, o objetivo é isolar os profissionais para a segurança de seus familiares.

A instituição colocará à disposição dos médicos a estrutura do seu hotel. A localização do lugar é considerada estratégica nesse momento, pois em um raio de aproximadamente dois quilômetros, há dois importantes centros de atendimento às vitimas da doença: Hospital Municipal Raul Sertã e o hospital de campanha montado no Ginásio Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra