Inadimplência tem recorde histórico e alcança 6,5 milhões de empresas

Setores de Serviços e Comércio representam a maior parte das negativações
quarta-feira, 05 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Em fevereiro deste ano, 6,5 milhões de negócios entraram na lista de negativação, segundo levantamento do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Esse foi o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em janeiro de 2016. Além disso, o montante de dívidas totalizou R$ 112,9 bilhões, sendo que em média, cada empresa com o nome no vermelho tem sete dívidas vencidas por CNPJ. 

A maior parte das empresas que estão na lista de inadimplência é do setor de Serviços, representando 53,8% do total. Em sequência estão os empreendimentos dos segmentos de comércio (37,3%), indústria (7,7%), primário (0,8%) e outros (0,4%), que contempla a área financeira e de terceiro setor.

Para o economista Luiz Rabi, da Experian, a curva crescente na inadimplência dos consumidores acaba impactando também as empresas. “Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, como aconteceu em janeiro, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito do cenário de negativação entre os consumidores. Enquanto esse não diminuir de fato, as empresas seguirão encontrando desafios para manter um quadro de melhora significativo”, observa.

O recorte que mostra o segmento em que as dívidas foram contraídas revelou destaque para a categoria outros – empresas financeiras e de terceiro setor. Os setores de bancos e cartões, e serviços, também concentram a maioria dos débitos a serem ressarcidos.

Na análise por estados, a inadimplência mostrou maior concentração em São Paulo, com mais de dois milhões de empresas negativadas. Em sequência está o estado de Minas Gerais, seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação de inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por estado, porte e setor.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: