Uma das fotos mais emblemáticas da tragédia é a da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro. O templo foi erguido em 1884 por um português. A embarcação em que ele viajava havia naufragado. Por ter conseguido se salvar, ele prometeu levantar um templo em devoção ao santo. Em estilo neoclássico, foi inaugurada sem a sacristia, construída em 1889. E em 1948 foi erguida a torre do sino sobre o frontão, de autoria do arquiteto Lúcio Costa.
Um fato curioso na época da tragédia, foi de um homem que conseguiu resgatar uma imagem intacta de Nossa Senhora Aparecida em meio aos destroços e lama. Ele é o carioca Renato Varges, 41 anos, professor da UFF, e que mora em Nova Friburgo desde 2010.
A VOZ DA SERRA: Como você chegou até a capela?
Renato: Eu costumava participar da missa e uma das preocupações no dia seguinte à tragédia era se o sacrário teria sido resgatado. Entre as idas e vindas levando alimentos pras famílias desabrigadas, tentei chegar à capela, mas a quantidade de lama impedia.
Qual a sensação de tudo estar destruído e apenas a imagem de N.S.Aparecida estar intacta?
No dia 13 de janeiro uma pessoa que estava conosco nos mostrou uma foto de uma reportagem que mostrava a imagem da santa que estava coberta de lama e nós imaginávamos que seria justamente a imagem de N.S. Aparecida que pertencia à capela de Santo Antônio e estava perdida na lama. No dia 14 fomos à praça para procurar a imagem e ficamos quase o dia inteiro nessa empreitada. Já no final da tarde minha esposa, Luciana Varges, decidiu procurar um pouco mais distante e encontramos a imagem onde hoje fica o Memorial 12 de Janeiro. Minha esposa começou a chorar porque a imagem retratava o que cidade e os moradores viviam naquela tragédia: estava coberta de lama, mas sua estrutura intacta. Era Deus dizendo que sofria conosco e que sairíamos renovados daquele caos.
O que você fez após encontrar a imagem?
Levamos a imagem ao bispo. Ele pegou a imagem e também caiu em prantos tal foi o significado daquele achado. A santa foi restaurada e hoje encontra-se novamente na Capela de Santo Antônio.
Deixe o seu comentário