A Igreja Católica celebra São Cristóvão nesta sexta-feira, 25. O santo é o padroeiro dos motoristas e na paróquia dedicada a ele na rodovia RJ-116, no distrito de Mury, haverá uma programação especial durante todo o fim de semana. Junto às festividades do padroeiro, a igreja celebra 25 anos de atividades, em Mury.
Nesta sexta, será celebrada missa solene em louvor ao padroeiro, às 19h, presidida pelo padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, seguida da bênção aos motoristas. Após as celebrações, os fiéis devotos de São Cristóvão poderão se confraternizar, no salão da igreja, durante a Noite do Caldo Verde.
No sábado, 26, a programação continua com missa às 17h e em seguida, Arraiá de São Cristóvão, com animação do grupo Meu Xodó. No domingo, 27, terá outra missa solene, às 15h, seguida de procissão motorizada com a imagem de São Cristóvão. Os veículos sairão da paróquia, em Mury, em direção ao distrito de Conselheiro Paulino, de onde retornarão ao centro da cidade para a tradicional bênção das chaves dos veículos e dos motoristas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente à Catedral São João Batista.
No distrito de Riograndina, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário também terá programação especial em louvor a São Cristóvão com missa dos motoristas, às 19h. Após a celebração, o padre Roberto Pinto fará a bênção das chaves de veículos, carteiras de habilitação e também os documentos de licenciamento dos veículos.
A história do santo
São Cristóvão era um guerreiro que servia ao rei de Canaã e não era adepto do cristianismo, mas depois que conheceu Jesus Cristo, encantou-se com sua doutrina e passou a segui-lo, sendo até mesmo perseguido por isso. Tornou-se o santo protetor dos motoristas e viajantes por ter carregado Jesus no colo durante a travessia de um rio. Por essa razão traz em sua imagem um menino ao colo.
São Cristóvão é também denominado o “Condutor de Cristo” e, por esta razão, muitos motoristas têm devoção por ele e costumam fazer orações a São Cristóvão pedindo proteção para viagens rodoviárias.
Deixe o seu comentário