Humberto Damasceno: uma relação de amor com a Imperatriz de Olaria

Ele orgulha-se por ter ajudado a fundar a agremiação que hoje é referência no bairro
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Humberto Damasceno já foi diversas vezes presidente da Imperatriz Leopoldinense, um dos pilares formadores da agremiação de um dos bairros mais populosos de Nova Friburgo, é tido como uma das figuras mais importantes da agremiação. Para ele, a escola é uma família em que todos se dedicam a impressionar e encantar na avenida.

“A Imperatriz tem em cada segmento, uma grande responsabilidade. Nós queremos mostrar ao povo como se baila na avenida dentro do enredo, um sistema de arte e cultura que envolve muita gente. Nós temos peças como rainha de bateria, mestre de bateria, comissão de frente, carro de som, que se encaixam muito bem dentro da escola. É um grupo que na verdade é uma grande família. Eles já sabem como a Imperatriz tem que desfilar na avenida, eles sabem tirar o melhor da escola”, disse o ex-presidente.

Humberto é uma figura histórica na agremiação. Ele, junto com outras pessoas, participou de um dos momentos mais importantes da escola: o surgimento. “Nós criamos um grupo de arte no bairro com o objetivo de dinamizar a cultura local, mas não conseguíamos prosperar na cidade. Fomos para outras cidade e quando nos consolidamos e fomos convidados algum tempo depois para nos apresentar em um festival em Friburgo. E nos preparamos para causar impacto, já que se pensava que nós éramos um grupinho de abnegados operários. Apresentamos o espetáculo Terra Seca, de Graciliano Ramos. Foi um boom, o grupo foi aplaudido de pé. Pouco tempo depois esse grupo se transformou no Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz de Olaria. A Imperatriz nasceu maior do que é.”, disse emocionado.

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra