Hospital de campanha deverá funcionar após a pandemia, até 2025

Secretário estadual faz visita à unidade, que continua sem previsão para abrir
segunda-feira, 15 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O hospital de campanha de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O hospital de campanha de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry, esteve na última quinta-feira, 11, em Nova Friburgo para vistoriar as obras da montagem do hospital de campanha, no ginásio esportivo Frederico Sichel, do Sesi, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino.  A estrutura da unidade, que já conta com um tomógrafo e unidade móvel de raio-X,  está quase toda montada. Faltam chegar respiradores, remédios para o tratamento de pacientes com Covid-19 e feita a montagem dos leitos. Segundo Ferry, os equipamentos têm previsão para chegar na próxima semana e a unidade de campanha continua sem previsão para abrir.

A VOZ DA SERRA não foi avisada da visita. Questionada, a assessoria disse que a imprensa não foi convidada.

“Todos os equipamentos são do estado, não há nada da antiga direção. Alguns são alugados, como o tomógrafo, que tivemos dificuldade em comprar, mas esses irão funcionar até que a gente consiga atender a demanda dentro dos hospitais regulares”, disse. O cronograma para a instalação dos hospitais de campanha, administrados pelo Estado atrasou. Das sete unidades previstas, apenas o hospital no Maracanã, na Zona Norte do Rio, funciona.

“Houve uma série de problemas que já estão à cargo do Ministério Público, Tribunal de Contas, Controladoria, Auditoria e Procuradoria do Estado. Eu tenho que construir o futuro e espero que a população compreenda que é uma tarefa árdua. A antiga contratada, a organização social Iabas, tem ajudado passando informações, mas existe uma série de questões legais, logísticas e contratuais que precisamos obedecer”, justificou Ferry que, apesar dos adiamentos, garantiu que o hospital será entregue à população da região serrana. O governador Wilson Witzel também falou sobre a demora na instalação dos hospitais de campanha: "Não há como dizer que o trabalho não foi eficiente. Até os erros que essa empresa cometeu nós consertamos de outra forma", afirmou.

Ainda durante a visita em Nova Friburgo, Fernando Ferry revelou que existe uma intenção do governo do estado em manter o hospital de campanha funcionando mesmo após a pandemia. “O tempo de vida útil das estruturas é de até cinco anos. Há um vazio enorme no Estado de leitos de UTI. Esses leitos abertos nos hospitais de campanha ficarão à disposição da população até que sejam feitas as reformas nos hospitais já existentes”, comunicou o secretário.

Em Nova Friburgo, taxa de ocupação de CTI era de 50% 

A Defensoria Pública, representada pelo defensor Raymundo Cano, em conjunto a promotora do Ministério Público estadual, Cláudia Condack, se reuniram na última quarta-feira, 10, para tratar de assuntos relacionados à saúde do município. Segundo o defensor público, também estavam presentes na reunião, Ariadina Heringer, subsecretária de Atenção básica; Fabíola Braz Penna, subsecretária de Vigilância em Saúde; Ricardo Fazoli, gerente de Vigilância em Saúde; Humberto Delegave, coordenador de Vigilância Sanitária; Melânia Hoelz, coordenadora de Vigilância Epidemiológica; Natália de Almeida, coordenadora do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador e o dr. André, médico responsável pelo setor de Covid do Raul Sertã.

“Tratamos de assuntos referentes à taxa de contaminação que recentemente chegou a 100%. A taxa de ocupação do CTI do Raul Sertã reduziu para 50%. Tivemos muitas dúvidas sobre a ala de Covid-19 do hospital que foram esclarecidas pela chefia do setor, como por exemplo a questão dos respiradores. Eles chegaram nesta sexta-feira e serão testados na semana que vem, além do treinamento da equipe para manuseá-los. Também falamos da testagem na população que ainda é muito baixa”, relatou.

Na última semana, a Defensoria Pública conseguiu, através de uma liminar, suspender trechos do decreto 591 do prefeito Renato Bravo, que possibilitava uma flexibilização das atividades comerciais. Diante dessa atuação da Defensoria, o MPRJ, também tem contribuído, através do movimento #SomosTodosNovaFriburgo. Na última semana o grupo se reuniu para a articular o compromisso coletivo de construção de uma solução para o incremento da atual política pública de combate ao coronavírus.

Entre os principais eixos, estão o aparelhamento da saúde pública municipal (atenção hospitalar), com equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde, ampliação de leitos e articulação com a saúde privada; ampliação das testagens dos trabalhadores e sociedade, rastreamento dos locais de maior incidência de coronavírus, isolamento monitorado nas residências, estudo de casos de sucesso de outras cidade; monitoramento, com instrumental científico e tecnológico, com dados precisos, claros, transparentes quanto ao avanço do contágio; política integrada, pelos diversos setores econômicos, para a manutenção das condições da saúde dos trabalhadores quanto ao risco biológico, com adoção de mecanismos de responsabilidade.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra