Um dos eventos mais tradicionais de Nova Friburgo, a festa de São João Batista, promete atrair muito fiéis ao longo desta segunda-feira, 24, dia do santo, à catedral, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Daqui a pouco, ao meio dia, tem missa em louvor ao padroeiro de Nova Friburgo. Durante toda a tarde, a catedral permanecerá aberta para orações dos fiéis e às 19h será celebrada uma missa solene, com o bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.
A programação religiosa dedicada a São João começou na última sexta-feira, 21, com missas e reflexões sobre os temas “João Batista, a voz que clama no deserto”, ‘Testemunha da luz” e “Um modelo de humildade”.
Em todas as celebrações os devotos de São João Batista são convidados a fazerem doações de alimentos para as famílias assistidas pela catedral. São sugeridas as ofertas de massa de tomate, achocolatado em pó, alho, cebola, leite em pó ou caixinha longa vida, além de itens descartáveis para a festa.
Já a parte social da festa continua nesta segunda-feira na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde foi montado um palco para shows, barraquinhas com a venda de salgados, doces e refrigerantes e ainda um parquinho infantil que costuma garantir a alegria da garotada. A programação conta contará com show da banda católica Reacender, às 21h.
História do santo
João Batista foi, segundo a Igreja Católica, filho do sacerdote Zacarias e de Izabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Para a maioria das denominações cristãs, São João é o único cujo nascimento e morte (24 de junho e 29 de agosto) são celebrados em duas solenidades, e não apenas no meio cristão; há diversos estudos elaborados sobre o tema que o colocam como uma das figuras fundamentais da Bíblia. São João tem grande destaque e veneração no catolicismo por ser o primo de Jesus e tê-lo batizado nas águas do Rio Jordão.
Deixe o seu comentário