Muita gente ainda se refere como ABC à loja do hipermercado Extra, na Avenida Alberto Braune, e já-já terá que se acostumar a novo nome, noticia Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório". O processo de transição, inclusive, já foi iniciado e a filial de Nova Friburgo deve ser uma das primeiras das 71 lojas do Extra Hiper em todo o Brasil a mudar de marca. Sai Extra e entra Assaí. O formato de loja também muda. Deixa de ser mercado para virar atacado ou atacarejo.
No início deste ano, inclusive noticiado pela coluna, uma grande rede de atacados chegou a procurar terreno no distrito de Conselheiro Paulino. Tratava-se da Assaí que agora, possivelmente, não seguirá nessa procura. Entrará no mercado friburguense em um espaço nostálgico para a cidade e que provavelmente seguirá sendo chamado pelos mais velhos de ABC.
Nos últimos anos, Nova Friburgo assistiu a um boom no ramo de alimentos, com empresas locais que fizeram frente a representante de um dos gigantes do mercado. No ano passado, outro gigante chegou ao município, o Atacadão. Por óbvio, esse crescimento de marcas locais afeta o negócio dos gigantes. Fenômeno que não deixa de ser diferente, em menor ou maior escala, em outras cidades.
Negócio de bilhões
A decisão de acabar com a marca Extra afeta 103 unidades em todo o país. Pelo menos 71 delas passam do Grupo Pão de Açúcar (detentor do Extra) para o Assaí, sendo que 17 serão locadas e as demais diretamente vendidas para o novo grupo. Ou seja, todas receberão o nome do atacarejo. Quatro serão desativadas. Outras 28 passarão a se chamar Pão de Açúcar que seguirá, portanto, no controle, mas com o novo nome.
A transição e a sequência de mudança ainda não estão claras. Também não está revelado se a unidade friburguense foi vendida ou será locada. O importante é que não é uma das quatro que fechará. Mas em Nova Friburgo já começou uma operação de queima de estoque de produtos que não serão mais vendidos na loja, o que pressupõe que a unidade de Nova Friburgo faz parte da primeira leva, prevista para o fim deste ano. A conversão total das lojas acontecerá durante os próximos dois anos.
Os atuais funcionários terão prioridade na contratação da migração para a rede atacadista, com previsão ainda de ampliação nas vagas de trabalho. Uma loja Assaí, segundo consultores de mercado, pode gerar até o dobro de empregos do que um Extra Hiper. Acredita-se, portanto, que o movimento de conversão gerará novos postos de trabalho.
Curiosidades e nostalgia
O ABC nasceu em Petrópolis e logo se expandiu para a Região dos Lagos. É sigla para Abastecedora Brasileira de Cereais. A loja de Nova Friburgo foi inaugurada em 1973. Em 1998 foi incorporada pelo extinto Supermercados Sendas. Tornou-se propriedade do Grupo Pão de Açúcar em 2004 na operação de compra da rede Sendas. Foi ABC Barateiro, renomeada para CompreBem, e em 2010 substituída pela atual bandeira Extra. Existe ainda o ABC em Minas Gerais, com mais de 50 lojas.
Deixe o seu comentário