H1N1: Entenda os riscos e sintomas da gripe suína

Especialista alerta sobre a gravidade da infecção que causou a internação do apresentador Silvio Santos na última semana e a importância de cuidados preventivos
sexta-feira, 19 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)
Também chamada de gripe suína, a H1N1 é uma infecção causada pelo vírus Influenza A. Qualquer indivíduo pode contrair, mas é preciso estar atento aos grupos de risco. Um exemplo é o apresentador do SBT, Silvio Santos, que precisou ser internado em São Paulo, na última terça-feira, 16,  após o diagnóstico da doença.

Até a última quinta-feira, 18, um total de 53.184 pessoas já haviam se vacinado contra a gripe em Nova Friburgo
A H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, é uma enfermidade causada pelo vírus Influenza A, que contém genes de diversos microorganismos da gripe suína, aviária e humana. A transmissão ocorre por meio de gotículas respiratórias expelidas por uma pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar. Tocar superfícies contaminadas também pode propagar o agente infeccioso se, posteriormente, houver contato com o rosto, especialmente com nariz, boca ou olhos.

“Qualquer pessoa pode ser infectada pelo H1N1, mas indivíduos imunodeprimidos, idosos, gestantes ou com condições crônicas têm maior chance de desenvolver casos mais graves. O tratamento envolve o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, repouso e hidratação. Não existe uma cura definitiva para o vírus, porém é fundamental fortalecer o sistema imunológico”, explica o coordenador do curso de enfermagem do Uninassau, Darley Rodrigues.

Similares aos da gripe comum, os sintomas da H1N1 são febre alta, tosse, dor de garganta, coriza ou entupimento do nariz, calafrios, fadiga e dores de cabeça, nos músculos e articulações. Em alguns casos, podem ocorrer vômitos e diarreia. É crucial buscar ajuda médica se os sintomas piorarem ou se surgirem dificuldades respiratórias, dor no peito, tontura, confusão ou vômitos persistentes.

“Em situações graves, a H1N1 pode resultar em complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, podendo levar à morte. É necessário estar vigilante com os grupos de risco e manter um acompanhamento rigoroso. Um exemplo é o apresentador de TV, Silvio Santos, que precisou ser internado esta semana após ser diagnosticado com Influenza A”, ressalta Rodrigues.

Prevenção

A forma mais eficiente de prevenção é a vacinação. Até a última quinta-feira, 18, um total de 53.184 pessoas já haviam se vacinado contra a gripe em Nova Friburgo, número considerado baixo, já que a campanha de imunização é direcionada a toda a população acima de seis meses de idade. A vacina é segura e eficaz, evitando casos graves e óbitos. Como o vírus passa por mutações frequentes, a imunização precisa também ser recorrente. 

A vacina contra a gripe em Nova Friburgo está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. 

Existe ainda no Brasil uma campanha anual de vacinação contra a gripe, realizada pelo Ministério da Saúde, que protege contra três subtipos do vírus que mais circularam no Hemisfério Sul.

A vacinação pode ser realizada durante a gravidez, garantindo proteção à gestante, ao feto e ao recém-nascido nos primeiros meses de vida. Estudos demonstram que a medida reduz pela metade o risco de infecção respiratória aguda e em 40% o risco de hospitalização. Além da vacinação, recomendam-se outras ações preventivas. São elas:
  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Uso de lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: