Governo estadual inicia série de reuniões com montadoras no Rio

Objetivo é buscar alternativas para a sustentabilidade dos negócios e a manutenção dos empregos
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Governo estadual inicia série de reuniões com montadoras no Rio

O governo do Rio resolveu se antecipar a qualquer movimento de montadoras de veículos com unidades no estado e está agendando reuniões com todas elas. O foco está no polo automotivo do Médio Paraíba, com cerca de 200 empresas - entre elas MAN Latin America (Volkswagen), Nissan/Renault, Jaguar/Land Rover, Hyundai e Peugeot-Citroën - e oito mil funcionários.

O primeiro encontro, com a Jaguar/Land Rover,  foi realizado nesta quarta-feira, 13. O objetivo é encontrar, através do diálogo, alternativas para a sustentabilidade dos negócios e a manutenção dos empregos no território fluminense.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares, recebeu os representantes da empresa inglesa, que tem fábrica em Itatiaia. Segundo os executivos da companhia, nos próximos anos o potencial de investimento adicional da Jaguar/Land Rover no estado pode chegar a R$ 19 milhões. A montadora está se comprometendo a gerar mais 400 empregos diretos destinados à planta industrial.

 “Vamos encontrar soluções comuns que atendam ao estado e às montadoras. O fechamento de uma fábrica representa impactos sociais significativos, com a perda de empregos diretos e indiretos. Além disso, tem como consequência a queda na arrecadação do estado”, explica Soares.

 O Estado do Rio tem o segundo maior polo do Brasil em número de indústrias. E a saída da Ford do Brasil pode ter sido o estopim para antecipar as reuniões com as empresas.

No início da semana, a Ford Motor Company anunciou que vai encerrar a fabricação de automóveis no Brasil. A empresa passará a atender a seus clientes na América do Sul com um portfólio de automóveis provenientes da Argentina e do Uruguai, conforme a Ford Brasil for encerrando as operações de produção este ano.

 A produção no Brasil cessará imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), com a fabricação de algumas peças continuando por alguns meses apenas para sustentar os estoques de reposição. Como resultado, a empresa encerrará as vendas de EcoSport, Ka e T4 assim que os estoques forem vendidos.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios | Emprego