A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta semana, em evento no Rio de Janeiro com a presença de secretários municipais de Saúde, o Painel Dengue. A plataforma oferece aos cidadãos e às prefeituras fluminenses dados sobre a evolução do agravo da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti nos 92 municípios do estado, com atualização semanal. Estão disponíveis informações sobre o número de casos por região e município, internações e óbitos, além de perfil dos pacientes, como faixa etária e sexo.
“Estamos buscando cada vez mais dar acesso à informação e transparência aos dados de saúde para a população. O painel vai garantir que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do cenário epidemiológico em seu município. Precisamos que a população tenha conhecimento para que possa se unir ao poder público no combate à dengue, uma vez que a maior parte dos focos está dentro das residências”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.
Os dados que compõem a plataforma são emitidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. A plataforma será atualizada às sextas-feiras e está disponível no site da SES.
Um levantamento da SES mostra que, em 2022, foram registrados 11.400 casos de dengue e 16 óbitos pela doença no estado, contra 2.882 casos e 4 óbitos, em 2021. Em 2019, foram registrados 32.514 casos de dengue. É importante ressaltar que o estado do Rio de Janeiro não passa atualmente por uma epidemia de dengue, mas é preciso agir para evitar um possível aumento exponencial de casos neste verão.
Deixe o seu comentário