Governo do Estado lança o Painel Dengue

Dados que compõem a plataforma são emitidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta semana, em evento no Rio de Janeiro com a presença de secretários municipais de Saúde, o Painel Dengue. A plataforma oferece aos cidadãos e às prefeituras fluminenses dados sobre a evolução do agravo da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti nos 92 municípios do estado, com atualização semanal. Estão disponíveis informações sobre o número de casos por região e município, internações e óbitos, além de perfil dos pacientes, como faixa etária e sexo.

“Estamos buscando cada vez mais dar acesso à informação e transparência aos dados de saúde para a população. O painel vai garantir que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do cenário epidemiológico em seu município. Precisamos que a população tenha conhecimento para que possa se unir ao poder público no combate à dengue, uma vez que a maior parte dos focos está dentro das residências”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Os dados que compõem a plataforma são emitidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. A plataforma será atualizada às sextas-feiras e está disponível no site da SES.

Um levantamento da SES mostra que, em 2022, foram registrados 11.400 casos de dengue e 16 óbitos pela doença no estado, contra 2.882 casos e 4 óbitos, em 2021. Em 2019, foram registrados 32.514 casos de dengue. É importante ressaltar que o estado do Rio de Janeiro não passa atualmente por uma epidemia de dengue, mas é preciso agir para evitar um possível aumento exponencial de casos neste verão.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: