Gestão de resíduos sólidos é tema de debate em Lumiar

Encontro Conecta Friburgo-Rio acontece até domingo na Ação Rural
sexta-feira, 18 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Desta sexta-feira, 18, a domingo, 20, será realizado na Ação Rural do distrito de Lumiar o 2º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos – Conecta Friburgo – Rio. O evento gratuito é organizado pelo Grupo de Trabalho em Resíduos Sólidos de Nova Friburgo, do Instituto Politécnico da Uerj e Organokits, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial Metropolitana, Integra Rio e Faperj, e co-patrocínio do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras e Pousada Caminho das Candeias.

Estão programadas palestras, mesas redondas, relatos de experiências, exibição de filmes e pela primeira vez haverá uma feira para exposição de iniciativas e empreendimentos sustentáveis. As inscrições para participar do encontro podem ser feitas gratuitamente pelo site.

O objetivo do encontro é reunir diferentes entidades, instituições de ensino e pesquisa, poder público, empresas privadas, sociedade civil e profissionais com atuação e engajamento na área visando estimular a valorização do resíduo sólido como recurso capaz de gerar trabalho e renda e atrair investimentos para fortalecer a economia local, destacando os ganhos socioambientais a partir da adequada destinação e tratamento desses resíduos.

Este ano, o encontro será uma oportunidade para que o GT apresente as consolidações dos avanços promovidos nos últimos tempos pelas suas mais diversas atuações e envolverá a ampliação do seu escopo de atividades, contando com novas parcerias e estratégias de visibilidade e efetivação dos resultados esperados.

Segundo a organização, algumas das perspectivas do encontro serão: debater e integrar esforços capazes estimular e valorizar os resíduos sólidos como recursos economicamente viáveis de incorporação em diferentes setores do mercado; incentivar a criação, fortalecimento e ampliação de iniciativas de interesse público e privado no âmbito do tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos, considerando sua forte capacidade para geração de trabalho e renda; contribuir com a formulação de políticas públicas, especialmente na esfera municipal, em resposta à legislação e marcos regulatórios vigentes sobre a gestão integrada de resíduos. Mais informações aqui.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: