Gás canalizado: consumidores têm até março de 2023 para fazer inspeção periódica

Procedimento é obrigatório e válido pelos próximos cinco anos. Metade dos clientes ainda não cumpriu a exigência no estado
terça-feira, 08 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Pelo menos metade dos consumidores que têm gás canalizado em suas casas no Estado do Rio ainda não fez inspeção periódica obrigatória no equipamento. Quem não cumprir a exigência poderá ter o fornecimento interrompido, caso não realize a inspeção até março de 2023. Todos os consumidores residenciais e comerciais de gás natural devem realizar a Inspeção Periódica do Gás (IPG). 

O prazo para a inspeção, que visa garantir que as instalações estejam de acordo com as normas de segurança vigentes, vai até março do ano que vem. A Naturgy, empresa responsável pelo abastecimento no estado Rio de Janeiro, informa que o objetivo da exigência é criar uma cultura preventiva para garantir a segurança no uso de qualquer tipo de gás. 

Para ressaltar a importância da inspeção, a Naturgy lançou em outubro uma campanha de esclarecimento, destacando que a inspeção é uma obrigação e que o consumidor poderá ter o fornecimento de gás suspenso, caso não cumpra a exigência. Atualmente, em todo o estado do Rio há 1,1 milhão de clientes atendidos com gás canalizado, inclusive em Nova Friburgo. 

A baixa adesão à IPG preocupa a empresa. Vale destacar que não é a Naturgy quem realiza a inspeção. Para fazer a inspeção, determinada na lei estadual 6.890, o consumidor precisa contratar uma empresa dentre as habilitadas pelo Inmetro, listadas no site. Os valores variam de acordo com cada empresa. Em média, o custo é de R$ 250 por unidade habitacional.

Para reduzir o custo do procedimento, a Naturgy sugere aos moradores de apartamentos e condomínios que tentem uma negociação coletiva, com desconto para todos. Christiane Delart, diretora de Gestão do Sistema de Distribuição da empresa, ressalta a importância da medida para a segurança dos moradores e de vizinhos, assim como das manutenções preventivas.

“Normalmente, as pessoas realizam reparos emergenciais apenas quando já percebem algum problema. É muito importante que todo o condomínio faça essa verificação de cinco em cinco anos para checar se está de acordo com as normas vigentes; se há escapamento em alguma unidade do prédio, principalmente em imóveis mais antigos; e se houve alguma obra que possa ter alterado as condições iniciais de segurança, situações que podem gerar um acidente”, observa Christiane. 

A empresa lembra também que, após a inspeção, estando o imóvel em conformidade com o que determina a lei, o consumidor recebe um laudo, válido por cinco anos. A mesma orientação se aplica a imóveis comerciais. O objetivo da lei é criar uma cultura preventiva para que todos se conscientizem da importância da segurança no uso de qualquer tipo de gás. 

Vale destacar que é importante realizar sempre uma manutenção preventiva independente da inspeção periódica de gás. No site da Naturgy há uma cartilha com as principais dúvidas e orientações sobre a IPG. Basta acessar o site.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: