Futmesa: Nova Friburgo sedia Estadual Individual da modalidade Pastilha

Evento contará com a participação de atletas da AA Light, Bangu Atlético Clube, Vasco da Gama, Fluminense e Friburguense
sexta-feira, 09 de dezembro de 2022
por Vinicius Gastin
 Ginásio Helena Decache, do Friburguense, volta a receber competição de futebol de mesa (Foto: Divulgação)
Ginásio Helena Decache, do Friburguense, volta a receber competição de futebol de mesa (Foto: Divulgação)

Terra de vários talentos no futebol de mesa, que inclusive brilham em outros clubes do Rio de Janeiro, Nova Friburgo vai receber, neste domingo, 11, o Campeonato Estadual Individual 2022 da modalidade Pastilha. Os jogos do torneio serão realizados no ginásio Helena Decacche, do Friburguense Atlético Clube, que já foi palco de outras competições importantes da modalidade, à exemplo de uma Copa do Brasil em 2013.

De acordo com a Federação de Futebol de Mesa, o evento contará com a participação de atletas da AA Light, Bangu Atlético Clube, Vasco da Gama, Fluminense e Friburguense. Segundo o regulamento, as equipes serão divididas em três grupos de seis atletas, sendo que dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros das chaves irão avançar para a fase seguinte.

Na sequência da competição é adotado o sistema de mata-mata, sendo que os atletas de melhor campanha irão enfrentar os de pior campanha, tendo a vantagem do empate neste sistema eliminatório. A entrada para acompanhar as partidas do Campeonato Estadual Individual 2022, modalidade Pastilha, é gratuita.

A competição desta mesma modalidade entre clubes aconteceu em agosto e contou com a participação de sete equipes (Bangu, Friburguense, A.A. Light, Clube dos Aliados, Fluminense, Olaria e Vasco da Gama). A competição foi disputada em pontos corridos, turno e returno e a equipe vascaína sagrou-se campeã tendo conquistado os dois turnos. O Tricolor da Serra teve participação destacada, e conseguiu alcançar o vice-campeonato. O Fluminense ficou com a terceira colocação.

O Vasco, inclusive, conta com o reforço de botonistas friburguenses nesta temporada, e consegue se destacar. Além da modalidade Pastilha, o cruzmaltino de Marcus Vinicius, Pablo Pereira e Rhaniery também acabou faturando o Campeonato Estadual Interclubes de Futebol de Mesa da modalidade 12 toques. Na última rodada do segundo turno, a Taça Rio, o time vascaíno venceu exatamente a AFFM / Friburguense, em São Januário, pelo placar de 27 a 15, com parciais de 5 a 5, 7 a 4, 6 a 3 e 9 a 3. Na ocasião, o Tricolor atuou com Vinicius, Daniel, Pirica e Márcio.

O ano especial para Nova Friburgo no futebol de mesa também contou com Marcus Vinicius participando de um título mundial com a Seleção Brasileira. Nos últimos três conquistados pelo Brasil na modalidade 12 toques, o botonista esteve presente. A competição disputada no Clube Croata Dalmácia, em São Paulo, e a conquista foi garantida após o time canarinho vencer os confrontos contra Portugal, Hungria e Romênia e se classificar para final, na qual derrotou o time português.

Este foi o quinto título brasileiro. Os anteriores foram conquistados em 2009, durante competição realizada em Budapeste (Hungria); em 2012, no Rio de Janeiro; em 2015 na cidade de Debrecen (Hungria), e no ano de 2018, quando o Mundial foi promovida na capital portuguesa de Lisboa.

O time de Duas Barras faturou o título invicto da Copa Calcário Hillo de Futebol Sub-9, após vencer o Monte Carmelo, nos pênaltis, por 3 a 2, depois do empate em 0 a 0 no tempo normal. A decisão foi disputada no último dia 3, em Cantagalo, no Estádio Acúrcio Torres. Na disputa pelo terceiro lugar da competição, Macuco e Cordeiro se enfrentaram e no tempo normal houve também empate sem gols. Na decisão por pênaltis, vitória de Cordeiro por 2 a 0. Após a partida, o presidente da Liga de Macuco e coordenador da Ferj na região, Diogo Latini, fez a entrega dos troféus e medalhas junto dos representantes das equipes. Além dos troféus e medalhas entregues aos melhores colocados, também houve premiações individuais. Os artilheiros, por exemplo, foram Estevão (Monte Carmelo) e João (Duas Barras), ambos com cinco gols. José, da equipe de Cordeiro, foi eleito o melhor goleiro.

Foto da galeria
Na modalidade Pastilha, este ano, o Vasco foi o grande campeão da temporada
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: