O Campeonato Carioca, embora denegrido por parte da crítica esportiva, possui o seu valor e importância. Os grandes clubes conquistaram as massas de torcedores e fizeram popularizar as suas marcas pelo país através dos estaduais, do interior. Essas competições, inclusive, ainda são responsáveis por algumas das maiores audiências nas transmissões esportivas.
Para a maioria dos times de menor investimento do Rio de Janeiro, por exemplo, as cotas pagas pela emissora que detém os direitos do torneio significam a sobrevivência por todo o ano. Sem contar a possibilidade de buscar a classificação para as competições nacionais.
É dentro desse contexto que o Friburguense, sem competições oficiais previstas para este ano, observa a formação da Seletiva para o Carioca de 2021. Depois de o Americano se garantir nesta fase, a primeira da elite Estadual, foi a vez do América carimbar o passaporte para disputar duas vagas com o Frizão, o time de Campos, mais dois que virão da Série B1 e a Cabofriense.
Depois de ser goleado pelo Botafogo, por 6 a 2, e assistir a vitória do Resende sobre o Madureira, por 2 a 0, o time de Cabo Frio acabou caindo para a Seletiva. Faltando apenas uma rodada para o término da competição, o grupo comandado por Luciano Quadros possui somente três pontos. Curiosamente, a única vitória da Cabofriense em toda a competição foi sobre o Vasco, um dos grandes clubes do Rio de Janeiro. Ainda pelo Campeonato Carioca, a equipe da Região dos Lagos jogará na última rodada fora de casa contra o Bangu, em Moça Bonita.
A vitória do América
Dentre tantos adversários tradicionais que o Friburguense possui no Estado do Rio, o América aparece de forma destacada na história recente do Tricolor. Foi contra o tradicional clube alvirubro que o Frizão levantou dois troféus em 2019, e garantiu assim o retorno à primeira divisão do futebol carioca na primeira fase. As decisões da Taça Corcovado e da Série B1 Estadual acirraram um pouco a rivalidade – saudável – entre os torcedores, e o reencontro dos dois clubes será um dos atrativos da Seletiva de 2021.
A permanência do América foi carimbada no último sábado, 27, após a vitória por 2 a 0 sobre o Americano pela quinta rodada do Grupo Z. Durante a semana, a partida chegou a ter o local alterado por três vezes e acabou marcada para o Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, casa do Boavista. Depois de um primeiro tempo sem gols, Lucas Duarte abriu o placar aos dez minutos da segunda etapa e Daniel fechou a conta aos 36.
Mesmo com a derrota, o Americano ainda é o líder do Grupo Z com nove pontos, três a mais do que o América. O lanterna, ocupando a única posição que leva ao rebaixamento, é o Nova Iguaçu, que ainda não pontuou nesta fase. Na última rodada, América e Nova Iguaçu se enfrentam apenas para cumprir tabela, já que o time iguaçuano está rebaixado.
Dono de uma das melhores estruturas dentre os pequenos, a equipe laranja terá o difícil desafio de não permanecer por muito tempo na Série B1 do Campeonato Carioca. De acordo com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, a competição terá início no dia 15 de agosto. Antes a Ferj, inclusive, já sorteou, durante arbitral realizado por videoconferência, os grupos da competição.
Segundo determinado, o Grupo A da Série B1 de 2020 terá Duque de Caxias, Olaria, Audax, Serra Macaense, Nova Cidade, Serrano, Gonçalense, Maricá e Rio São Paulo. O Nova Iguaçu vai estar na chave B, ao lado de Goytacaz, Sampaio Corrêa, Campos, Bonsucesso, Angra dos Reis, Artsul e São Gonçalo. A primeira rodada da competição também já foi sorteada. A fórmula de dois turnos, Taças Santos Dumont e Corcovado, também foi mantida.
Vale lembrar que, para 2021, será criada a Série A2, a ser disputada por 12 clubes, sendo os cinco de pior classificação na fase preliminar do Campeonato Estadual da Série A 2020/2021 (Seletiva), a pior classificada na fase principal do Campeonato Estadual da Série A e seis clubes melhores classificados no Campeonato Estadual da Série B1 deste ano, que não tiverem se qualificado para a fase Seletiva do Estadual da próxima temporada.
Classificação geral – Carioca Série A
1) Flamengo – 25 pts
2) Fluminense – 24 pts
3) Boavista – 20 pts
4) Volta Redonda – 19 pts
5) Botafogo – 16 pts
6) Madureira – 16 pts
7) Vasco da Gama – 12 pts
8) Portuguesa – 10 pts
9) Bangu – 10 pts
10) Resende – 9 pts
11) Macaé – 7 pts
12) Cabofriense – 3 pts
Classificação - Grupo Z
1) Americano – 9 pts
2) América – 6 pts
3) Nova Iguaçu – 0 pt
Deixe o seu comentário