Um dos nomes que fez – e continua fazendo – história no basquete de Nova Friburgo, Fábio Freitas terá a oportunidade de representar novamente o Brasil em uma competição da modalidade. Fabão, como é conhecido, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira que disputará, em 2023, em data ainda a ser definida, a 16ª edição do Maxibasketball Championship. A competição vai acontecer na cidade argentina de Mar de Plata.
O torneio é promovido pela Federação Internacional Master de Basquetebol (Fimba) desde 1969, e além da Argentina, já rodou por sedes em variados países. Fábio de Abreu Freitas, o Fabão, é friburguense e, aos 58 anos de idade, sempre aproveitou os dois metros e quatro centímetros de altura para se destacar na modalidade. Na posição de ala, inclusive, construiu uma bem sucedida carreira profissional no basquetebol.
Atualmente disputando competições pela categoria 55 anos, Fabão já defendeu por inúmeros clubes brasileiros da modalidade, à exemplo do Flamengo, Jequiá, Pindamonhogaba, Itu, Sorocaba, Votuporanga, Ribeirão Preto no Estado de São Paulo, Náutico e Macapá E.C. Atualmente, atua pela categoria master do Botafogo, e participa do Campeonato Carioca de Basquete.
Desde o início da década de 2000, o atleta acumula diversas convocações para disputas de competições internacionais, como o Mundial disputado na Itália e o Campeonato Mundial de Basquete Master na Costa do Sauípe, na Bahia, em 2016. Na ocasião, o Brasil acabou com o vice-campeonato, sendo derrotado pelo Uruguai na decisão.
Deixe o seu comentário