Friburgo tem partidas de futebol suspensas por uma semana

Um dos grandes eventos esportivos da cidade, Montanha Cup também será remarcado
terça-feira, 17 de março de 2020
por Vinicius Gastin
Friburgo tem partidas de futebol suspensas por uma semana

A declaração de pandemia mundial por conta do Coronavírus afeta diretamente a rotina em grande parte do planeta. No Brasil não é diferente, e após os decretos assinados pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e pelo prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, o mundo esportivo friburguense sofre com as consequências. 

De forma sensata, seguindo todas as recomendações, vários eventos – não só esportivos, como também culturais – foram cancelados, e outros, ainda em andamento, podem sofrer paralisações.

Uma dessas atividades que serão remarcadas é o try-out do Nova Friburgo Yetis. A seletiva para buscar novos jogadores estava marcada para acontecer no último domingo, 14, mas a direção da equipe optou pelo cancelamento. “A Associação Nova Friburgo de Futebol americano, comunica à todos os candidatos do evento try out, que irá seguir o protocolo da OMS de prevenção ao novo corona vírus Covid-19, e por este motivo adiará a seletiva deste ano enquanto vigorar as recomendações de não aglomeração reforçadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo. O Nova Friburgo Yetis entende que a situação foge do controle da equipe, e que seguir o protocolo da Organização Mundial de Saúde é a atitude mais correta, e também, condizente com a proposta de responsabilidade institucional da associação. Aos candidatos, pedimos que não desanimem e continuem se preparando pois irá ocorrer try out assim que o surto estiver controlado”, diz a nota publicada nas redes sociais da equipe.

Um dos maiores eventos esportivos de Nova Friburgo, o Montanha Cup, previsto para acontecer no próximo dia 5 de abril, será remarcado. De acordo com a empresa Montanha Sports, organizadora do evento de ciclismo, uma nova data será divulgada em breve. “A Organização Mundial da Saúde declarou pandemia do Coronavírus. Amparado neste fato, em diretrizes do Ministério da Saúde, baseado no decreto do prefeito de Nova Friburgo, que suspendeu todos os eventos na cidade por 60 dias, e seguindo a orientação de especialistas, nos cabe o dever de adiarmos o Montanha Cup. Todas as providências estão sendo tomadas e brevemente estaremos divulgando uma nova data. (...) Sabemos dos transtornos envolvidos para todos nós, mas o momento é de serenidade e união a uma causa muito maior que atinge toda a sociedade. Qualquer dúvida, estamos à disposição, e para maiores esclarecimentos, pedimos que usem o e-mail info@montanhasports.com.br para comunicação”, informa a nota. 

A Open Sport também confirmou na tarde da última sexta-feira, 13, o adiamento da primeira rodada da Copa Noroeste. O Nova Friburgo Futebol Clube participaria nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, tendo como adversários Carmense, Guerreirinhos/Grêmio e Cordeiro, sendo que a primeira rodada aconteceria no último sábado, 14. A empresa responsável pela realização do campeonato emitiu nota oficial explicando os motivos do adiamento.

“A Open Sport no uso de suas atribuições informa a todos que a Copa Noroeste de Base está temporariamente adiada após pedido das equipes participantes da competição. A organização preza e respeita todas equipes participantes de suas respectivas competições, e com isso, acata o pedido da maioria em adiar o início da competição. A princípio a competição terá adiamento de quatro semanas, podendo se estender por causa do Covid-19 (Coronavírus). Agradecemos a compreensão de todos, e desejamos que Deus possa estar abençoando a todos neste momento”, destaca a nota. 

O Nova Friburgo também participaria do Campeonato Metropolitano, nas categorias Sub-13 e Sub-14, mas o início da competição também foi adiado. Em nota, a direção do clube verde, vermelho e branco anunciou a suspensão das atividades esportivas realizadas no Centro de Treinamento em Conselheiro Paulino por, pelo menos, uma semana.

Por enquanto, o Campeonato da Cidade está mantido, e teve rodada realizada no último fim de semana (ainda nesta semana, todos os resultados e a repercussão dos jogos estarão em A VOZ DA SERRA). 

Ainda não é possível precisar os impactos em futuros campeonatos, à exemplo da Supercopa SAF, que começa apenas em meados de maio, mas a tendência é por uma melhora da situação até lá.

Grupo Z teve rodada...

As competições promovidas pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) também prosseguiram no último fim de semana, ainda que com portões fechados. Pelo Campeonato Carioca da Série A, Grupo Z, por exemplo, o Americano bateu o Nova Iguaçu por 2 a 1 na tarde do último sábado, 14, no Estádio Laranjão. 

Com o triunfo, o Alvinegro Campista chegou aos nove pontos no Grupo Z, com 100% de aproveitamento, e está garantido na primeira fase do Carioca de 2021, juntamente com o Friburguense. 

Já o time da Baixada continua sem pontuar e na lanterna do Grupo Z, e depende de um milagre para não ser rebaixado à Série B1. Na próxima rodada, o Americano enfrenta o América, no Ferreirão. A partida ainda terá a data confirmada.

Em nota publicada no site oficial, sobre a continuidade dos campeonatos, a Ferj informou que “Em que pese a preocupação, pertinente e lógica, apresentada em relação aos atletas, quanto à sua participação nas partidas em estádios sem a presença de público, devido à prevalência e a incidência de casos de infecção por Coronavírus no Estado do Rio de Janeiro, esclarecemos que seguimos à risca o protocolo, diretrizes e orientação das autoridades de saúde e temos a considerar e a ponderar sobre a necessidade de realização das partidas programadas para sábado e domingo. Em relação às partidas subsequentes do Campeonato Carioca, para a sua manutenção, mesmo permitida e admitida pelas autoridades sanitárias e de acordo com os protocolos de prevenção, sugerimos que a decisão seja debatida em reunião. Vale ressaltar que no Campeonato Carioca existem situações de transportes coletivos, voos, concentrações e hotéis, como em competições nacionais e internacionais, situações essas com maior probabilidade e risco de contágio”, enfatizou a Ferj. 

Até o fechamento desta edição, o resultado da reunião e as medidas a serem tomadas não haviam sido divulgadas.

 

LEIA MAIS

No atual contexto do crescimento de infecções pelo novo coronavírus, o restabelecimento de pacientes e a melhora da qualidade de vida

Entidade também solicita que atividade seja considerada serviço essencial, para hospedagem de médicos, enfermeiros e idosos que necessitam de isolamento

Documento a ser entregue a Renato Bravo pretende servir de diálogo para a retomada econômica respeitando a saúde pública

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra