Friburgo resistiu bem ao temporal da última sexta e sábado

Tempo melhorou, mas nesta quarta uma nova frente fria pode trazer chuva novamente ao estado
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A chuva forte que caiu em Nova Friburgo entre a noite da última sexta-feira, 8, e a madrugada de sábado, 9, felizmente não causou estragos significativos na cidade. A Defesa Civil registrou cinco ocorrências classificadas como de “de pequeno vulto”, todas sem vítimas. Houve pequenas quedas de encostas nas rodovias RJ-130 (Tere-Fri) e RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão), onde no acesso ao distrito de Amparo, houve a necessidade de interdição parcial da pista. 

Equipes da Defesa Civil também foram acionadas para remoção de árvores que caíram no Centro, no distrito de Mury, e nos bairros Vale dos Pinheiros e Cascatinha. Em diversas localidades houve também alagamentos de trechos de ruas e avenidas. O nível dos rios e córregos subiu, mas não foram registrados transbordamentos. 

Nesta segunda-feira, 11, o tempo voltou a abrir e sol brilhou durante a maior parte do dia em toda a Região Serrana. Segundo os institutos de meteorologia, a melhora no tempo se deveu a um sistema de alta pressão no Oceano Atlântico que começou, ainda no domingo, 10, a afastar as nuvens carregadas sobre o Estado do Rio. Nesta terça-feira, 12, o sol deve continuar brilhando com elevação das temperaturas que deverão chegar a até 28 graus. 

Na quarta-feira, 13, no entanto, uma nova frente fria deve se estabelecer sobre o Estado do Rio favorecendo novas instabilidades, com possibilidade de chuva e queda de temperatura.             

União de forças para prevenção às chuvas fortes 

Na última sexta-feira, 8, o Ministério Público do Estado (MPRJ), através das promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis se reuniu com representantes de órgãos desses três municípios para discutir as ações que foram, estão sendo e serão adotadas para fins de planejamento e gestão a possíveis desastres socioambientais ocasionados pelos típicos temporais de verão.
Pelo MPRJ, participaram os titulares das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis e Nova Friburgo, bem como da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Teresópolis; além da procuradora de Justiça Cláudia Condack. Pelos municípios, estiveram presentes representantes das defesas civis locais, inclusive das secretarias municipais afins, como Meio Ambiente. Pelo Estado, participaram integrantes das secretarias estaduais de Defesa Civil e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A reunião teve formato híbrido (presencial e remoto) e debates sobre assuntos como: elaboração de Planos de Contingência para o próximo verão, principalmente com conteúdo válido, eficaz e participativo; sistemas de previsão e monitoramento de chuvas, inundações e deslizamentos; protocolos de acionamento de alertas e sirenes; planejamento de rotas de fuga e abrigos; dragagem de rios sujeitos à inundação; controle do uso e ocupação do solo; boas práticas em termos de prevenção, preparação e resposta aos desastres; e núcleos comunitários de Defesa Civil.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: